A próxima “batalha” tecnológica tem como trunfo o 5G. Vários fabricantes de smartphones estão já a lançar esta carta à mesa para atrair o consumidor. Mais velocidade de dados e Internet mais rápida são argumentos de peso que o mercado necessita. A Apple não quer ficar para trás.
Depois de ter sido veiculado que a Apple só para 2020 poderia lançar um iPhone com 5G, chega agora a informação que a Intel lançou apressadamente o seu modem 5G, tudo porque, provavelmente, a Apple quer um iPhone com esta tecnologia já no próximo ano.
Será a Apple que está a forçar a Intel?
A Intel lançou um novo modem destinado a dispositivos móveis que se irão ligar a redes móveis 5G, com o produtor de chips a alegar ter acelerado o lançamento do modem XMM 8160 em meados deste ano, face ao que existia no seu cronograma original.
O modem XMM 8160 5G oferece velocidades de pico de até 6 gigabits por segundo quando usado numa rede móvel compatível. A Intel afirma que a velocidade é entre três e seis vezes mais rápida que os últimos modems LTE usados em dispositivos móveis da geração atual.
Tecnologia Multimodo que suporta 5G, 4G, 3G e 2G
Um modem multi-modo permite que sejam usadas redes 4G, redes 3G e redes 2G legacy por este chip, mas também vai permitir que o novo standard do 5G New Radio (NR) seja usado ao mesmo tempo com os modos standalone (SA) e non-standalone (NSA). O uso de um modem de banda multimodo num chip único permite aos fabricantes de smartphones, tablets e notebooks usar o espaço tipicamente ocupado pelos modems para outros componentes ou para criar dispositivos ainda menores.
Lançamento do modem 5G no segundo semestre de 2019
A Intel planeia lançar o modem XMM 8160 5G no segundo semestre de 2019, com dispositivos comerciais usando o modem que estava previsto para o primeiro semestre de 2020.
A mudança de programação da Intel tem a ver com os relatórios dos fabricantes concorrentes de modem 5G, incluindo Qualcomm e MediaTek. Estes estão a mover-se para conseguir lançar produtos no primeiro semestre de 2019. No caso da Qualcomm, sabe-se que há um grande fabricante de smartphones que está a planear lançar dois smartphones 5G já no segundo semestre de 2019.
Não é de todo provável que a Apple seja o cliente a receber os modems da Qualcomm, isto dada a “guerra” jurídica em que as duas empresas estão envolvidas. Além disso, a Apple escolheu a Intel para fornecer esee componentenos nos modelos do iPhone de 2018.
As informações dão conta de que a Apple apenas deverá lançar um iPhone com 5G em 2020. A mudança na programação da Intel para este lançamento de modem significa que há uma possibilidade de um modem de 5G ser adicionado aos iPhones de 2019, dependendo da velocidade que a Intel possa conseguir na iniciação da produção em massa.