Pplware

Já pode denunciar conteúdos falsos na rede social Instagram

A partir de agora é possível denunciar conteúdo que se acredite ser falso na rede social Instagram. A medida, implementada recentemente, visa dar aos utilizadores a hipótese de sinalizar publicações que possam retratar uma falsa realidade, ou façam veicular alguma notícia enganadora, similarmente ao que temos no Facebook.

Intensifica-se assim o combate à desinformação numa das mais populares redes sociais!


Assim que a plataforma receber um alerta, ou denúncia por parte do utilizador, os seus algoritmos de inteligência artificial (IA), vão avaliar o mesmo. Ao mesmo tempo, a rede social deu a saber que irá treinar a sua IA para melhorar o seu reconhecimento automático de publicações enganosas, ou com falsos propósitos.

O combate à desinformação na rede social Instagram

A iniciativa, transversal a todas as plataformas do grupo Facebook, chega agora ao Instagram. Por sua vez, esta rede social afirma que também utilizará outros fatores para auxiliar no processo decisório. Isto é, terá em conta o comportamento passado de uma determinada conta, bem como a “idade” da publicação, por exemplo.

Portanto, colherá vários indicadores para auxiliar também os seus algoritmos a decidir se tal conteúdo é, ou não, uma informação falsa. Em seguida, o conteúdo será também avaliado pelos fact checkers externos, contratados pela empresa. Note-se ainda que já em maio foi lançado um programa-piloto nesse sentido.

Já para o utilizador desta rede social, a opção de denúncia passará agora a estar disponível. Portanto, caso se sintam na presença de um conteúdo que não retrata a realidade, poderão expor o mesmo. Para tal, deverão clicar no menu das opções (os três pontos no canto superior direito) e, a partir daí, denunciar a publicação.

Do Facebook ao Instagram, as fake news nas redes sociais

Após a denúncia, e colhendo os outros fatores, o conteúdo será analisado. Note-se ainda que os fact-checkers são os mesmos que avaliam as publicações do Facebook. Algo que era expectável tendo em conta que o Instagram pertence à esfera empresarial de Mark Zuckerberg.

Ao mesmo tempo, é também um sério reforço no combate às fake news, ainda que o Instagram seja possivelmente a rede social menos utilizada para tal. Não obstante, é possível que também aí circulem histórias e peças falsas, algo que passará agora a ser mais controlado e cujos utilizadores também poderão reportar.

Para levar a cabo esta empreitada, a rede social utiliza colaboradores, bem como os seus algoritmos. Ainda assim, já no passado se levantaram vozes de discórdia perante os mecanismos automáticos. Veja-se, por exemplo, o relatório completo da Full Fact (PDF) e a sua análise compreensiva aos métodos atuais.

Leia mais…

 

Exit mobile version