A presença da Microsoft no ecossistema dos sistemas operativos dos dispositivos móveis mudou muito nos últimos anos. Tendo tido uma presença forte, acabou por deixar desaparecer tudo o que construiu.
Com a desistência do desenvolvimento do Windows 10 Mobile por parte da Microsoft, os desenvolvedores de software perderam todo o apetite em continuar a suportar a plataforma. O Instagram é o mais recente a anunciar o fim do suporte para Windows 10 Mobile, e os rumores indicam que em breve juntar-se-ão novos pesados a esta corrente.
Lentamente, mas de forma contínua, as aplicações têm estado a abandonar o Windows 10 Mobile e todo o ecossistema da plataforma móvel da Microsoft. Isto acaba por se refletir na escolha dos utilizadores, que acabam por não querer usar esta plataforma, pelas razões óbvias. Para além disso, com o final do suporte do Windows 10 Mobile marcado para o final de 2019, o sistema operativo da Microsoft já tem a sentença de morte declarada.
O mais recente abandono no suporte para Windows 10 Mobile vem do gigante Instagram, que anunciou que a sua app será desativada já a partir do dia 30 de abril. Numa nota deixada na própria aplicação é possível ler que a aplicação não estará mais disponível e que o acesso à rede social deverá ser feito via browser.
Como alternativa à aplicação oficial do Instagram, caso não queira aceder pelo browser, terá agora à disposição o Winsta ou o 6tag.
Facebook e Messenger podem ser os próximos?
Como é de conhecimento geral, o Instagram pertence ao Facebook. E no que toca ao desenvolvimento das suas aplicações para Windows 10 Mobile, o Facebook nunca foi um exemplo de boas práticas. Apesar de ter aplicação oficial do Messenger e do próprio Facebook, estas poderão vir a ser desativadas em breve.
Esta informação é adiantada pelo Engadget que, através de uma fonte interna da Microsoft conseguiu apurar este rumor.
Não obstante de não ser um anúncio oficial por parte do Facebook, este rumor faz todo o sentido. Deste modo, não será surpreendente se, nos próximos dias, aparecer um aviso nas aplicações do Facebook, à imagem do que sucedeu com o Instagram.