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INEM: Central telefónica esteve avariada durante 3 horas

Uma falha grave na central telefónica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) levou hoje à ativação do plano de contingência, com o encaminhamento das chamadas a ser feito para telemóveis de reserva.

A informação foi confirmada pelo próprio Instituto, mas o problema já se encontra resolvido.


Num comunicado enviado à agência Lusa, o INEM referiu que “…identificou hoje [sexta-feira], às 15h30, uma avaria num equipamento da central telefónica do INEM. Esta avaria foi no imediato comunicada à empresa responsável pela manutenção da central telefónica e reportada também ao operador de telecomunicações do INEM”.

Para minimizar o impacto de tal problema “foi solicitado aos Centros Operacionais 112 que o encaminhamento das chamadas referentes a situações de saúde fosse realizado para os telemóveis de reserva disponíveis nos CODU, para utilização neste tipo de situações”.

A central telefónica esteve fora de serviço entre as 15h30 e as 18h30. Não se sabem mais pormenores sobre o que efetivamente se passou.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM.

Através do número europeu de emergência – 112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.

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