Este serviço resume-se ao envio de envio de mensagens (SMS’s) e ficheiros num protocolo próprio da Apple entre dispositivos da marca, sejam estes iPhone’s / iPad’s / Mac’s, recorrendo ao uso da internet e não ao serviço prestado pelas operadoras móveis.
Ultimamente este serviço tem encontrado alguns problemas no serviço, algumas vezes este encontra-se em baixo, ou um problema mais recente mostrado pelo PpLware aqui, que dizia que o iMessage estava vulnerável a ataques de negação de serviço.
Mas no meio de tantos aspectos bons e maus no serviço da Apple, foi recentemente apresentado um documento interno do Departamento Anti-Droga do EUA que diz que é impossível quebrar a encriptação utilizada pelo iMessage, porque a encriptação utilizada é mesmo muito forte.
“As iMessages enviadas entre dois dispositivos da Apple são consideradas encriptadas e não é possível serem interceptadas, independentemente da operadora móvel”, disse o Departamento Anti-Droga.
Mas, a agência diz que as comunicações entre um dispositivo da Apple e um outro não-Apple às vezes podem para ser interceptadas, dependendo de onde o dispositivo usado para interceptar as comunicações é colocado.
Entretanto o FBI já reagiu à noticia e pretende apresentar legislação que torne a criptografia utilizada por este tipo de serviços, VOIP, redes sociais, um pouco menos segura de modo a que pelo menos o governo consiga desencriptar as mensagens.