São cada vez mais fortes os rumores do lançamento daquela que será a joia da Nokia, o Nokia Lumia 1020. As imagens, poucas, que têm saído da Internet são ainda pouco reveladoras, mas a cada dia mais informações vão sendo deixadas a conta gotas e vamos tendo uma ideia mais aproximada do que será esta nova máquina da casa finlandesa.
Disponível em três cores – amarela, branca e preta – o smartphone terá mesmo uma câmera de 41 megapixels de resolução, graças ao recurso PureView. A lente será uma F/2.2 com flash Xenon. Especula-se que o aparelho traga também novidades no que diz respeito ao uso de sensores.
A imagem renderizada mostra o dispositivo em amarelo, branco e preto, e na verdade, apenas confirma o que apareceu nas primeiras imagens vazadas na internet há algum tempo.
Curiosamente, é nos detalhes técnicos, ainda mais especulados, que vemos a qualidade imposta a este smartphone. Segundo mostram as imagens, e resta confirmar, esta Lumia poderá vir equipado com OIS (Optical Image Stabilization).
Os novos detalhes conhecidos são os seguintes:
- Incorporado sistema de estabilização óptico de imagem (OIS)
- Faz imagens a 32MP e 5MP em simultaneo no formato 16:9
- À imagem de 5 megapixeis é feito um “over sample”, colocando 7 pixeis num “super pixel”
- Faz disparos a 38MP no formato 4:3
- “Nokia 909” foi o nome dado inicialmente para o “Lumia 1020”
- 2GB de RAM, um incremento de 1GB face a outros dispositivos de gama alta com Windows Phone 8
- 32GB ode armazenamento interno, sem SD
- WP8 V 8.0.10322.71
- Rádio FM (âmbar)
- Virar para silêncio (âmbar)
- NFC instalado
- Tampa traseira opcional para carregamento sem fios
A adição do OIS define o Lumia 1020 um avanço sobre o PureView 808, que não tinha a capacidade de tirar fotos não tremidas e com pouca luz. Essa mesma tecnologia OIS foi introduzida com o Lumia 920, seguindo-se no Lumia 928 e Lumia 925.
Combinado com o sensor da câmara muito maior, com uma abertura F2.2, e agora com OIS, o Lumia 1020 deve facilmente ultrapassar os seus concorrentes no segmento móvel. A adição de RAM extra é provavelmente necessária para as imagens em lote, que este smartphone irá produzir.
O Nokia Lumia 1020 é esperado na AT&T no fim deste mês, com as lojas Microsoft a receberem os equipamentos na segunda, dia 22 de Julho, e com data de envio mais tarde nessa semana, fazendo disto uma mudança rápida da Nokia.
O preço de inventário (livre) está referenciado nos 602 dólares e em três cores, incluindo amarelo, branco e preto, mas, com contrato com os operadores, será certamente mais barato.
Sobre o lançamento deste equipamento ao nível internacional ainda nada foi dito, mas nos próximos dias deverão ser veiculadas também essas datas.