Os robôs têm sido uma aposta forte por parte dos fabricantes de automóveis. Várias empresas têm projectos a este nível e a estes junta-se o H-LEX da Hyundai.
O protótipo agora mostrado de um exoesqueleto, leva a empresa a querer tornar este dispositivo num meio de transporte. Entraremos no futuro em que veremos o Homem de Ferro ao serviço das empresas.
Como podemos ver no blog da Hyundai, o protótipo de facto foi inspirado na personagem da Marvel, pese o facto deste exoesqueleto vestível ser azul e volumoso.
O departamento ‘Next Mobility” da empresa, criou o exoesqueleto para poder ajudar as pessoas a se deslocar de um ponto a outro.
Há uma ampla gama de aplicações neste cenário e o dispositivo poderá ser aplicado quer a um soldado no campo de batalha, quer num trabalhador dentro de uma fábrica que necessita de elevar cargas pesadas.
O chamado “robô vestível” está a ser desenvolvido para uso comercial, embora não existe nenhuma sugestão de uma data de lançamento.
A Hyundai no passado já havia criado algo nesta área, mas este H-LEX (Hyundai Lifecaring Exoskeleton), parece ser a versão “pesada” daquele exoesqueleto que no passado foi visto como um que a empresa desenvolveu para idosos e pessoas com deficiência, útil para usar durante a reabilitação física.
Hyundai junta-se a uma longa lista de empresas que tentam trazer para o mercado exoesqueletos para os mais variados fins, desde a reabilitação física a outros dispositivos que podem auxiliar em tarefas pesadas.