Pplware

Hyper-V 3.0 estará disponível no Windows 8 64 bits

Está por horas a apresentação da primeira versão do Windows 8. Esta apresentação trará para os programadores as novidades que têm vindo a público. Apesar desta apresentação pública, a Microsoft não se escusou de apresentar mais algumas novidades do que será o seu futuro sistema operativo.

A última novidade que veio a público nos últimos dias é a inclusão do Hyper-V nas versões de 64 bits do Windows 8. Esta novidade é mais uma das que fará as delicias de todos os que decidirem actualizar o seu Windows para esta nova versão.

Esta funcionalidade foi pensada para que os utilizadores do Windows 8 possam testar aplicações ou outras funções em ambientes controlados, sem que tenham por isso de estar a disponibilizar novo hardware e dispositivos de rede. Foi esta a ideia principal que levou os engenheiros da Microsoft a incorporar o Hyper-V no Windows 8.

O motor de virtualização a ser usado no novo sistema operativo da Microsoft é o que equipa já o Windows 2008 R2.

A razão para a disponibilização deste motor apenas no Windows 8 prende-se com a necessidade que o motor do Hyper-V de usar as extensões SLAT que os novos processadores de 64 bits disponibilizam.

Esta versão do Hyper-V terá a novidade de poder utilizar as placas de rede sem fios que os computadores tenham instaladas. Conseguem assim aumentar a capacidade de utilização do hardware instalado e disponibilizar alguma redundância se assim o entenderem.

A ideia da disponibilização desta virtualização no Windows 8 não assenta na vontade de passar a usar este sistema operativo como uma alternativa ao server da Microsoft, mas sim dotar este de novas e fundamentais ferramentas a todos os que trabalham com este tipo de sistemas.

Vejam no vídeo abaixo a forma de instalar o Hyper-V no Windows 8, bem como a criação de máquinas virtuais e a sua utilização.

Esta é apenas mais uma das muitas funcionalidades que o novo sistema operativo da Microsoft tem para nos oferecer. Pelo que já pudemos ver, o Windows 8 promete muito e parece estar já a cumprir tudo o que é esperado.

Será um sistema operativo moderno e dotado das ferramentas fundamentais para os utilizadores mais exigentes. Esperemos então pela apresentação do Windows 8 à comunidade de programadores e vejamos que outras novidades vão ainda apresentar.

Artigos relacionados
Homepage: Building Windows 8
Exit mobile version