Pplware

Huawei passa Apple e é agora 2ª maior fabricante do mundo

A empresa chinesa prometia já um assalto ao pódio pela sua excelente prestação no que diz respeito à oferta no mercado dos smartphones. Como temos vindo a mostrar, os produtos têm conquistado os utilizadores quer pelo seu design quer pela performance que posicionam a marca no topo deste mercado.

Desta feita, a Huawei ultrapassou a Apple e tornou-se na segunda maior empresa vendedora no mercado dos smartphones, conforme aponta o relatório da Counterpoint Ressearch.

 


Estes dados foram divulgados há minutos e dão conta que a Huawei vendeu mais unidades nos meses de junho e julho de 2017 que a Apple, e provavelmente esta tendência também se irá verificar no mês de agosto, embora estes dados não estejam neste relatório, tornando-se assim na segunda maior fabricante de smartphones do mundo.

Segundo as informações veiculadas pelo responsável da empresa Counterpoint, Peter Richardson, o crescimento significativo da empresa asiática ao longo dos últimos quatro anos deve-se a uma variedade de fatores. Alias, o Pplware tem revelado esses fatores que coincidem com estes que agora são apontados.

O diretor da empresa, que se prepara para lançar o novo Huawei Mate 10, refere que “A escala global alcançada pela Huawei pode ser atribuída aos seus investimentos consistentes em pesquisa e desenvolvimento e fabrico combinados com o marketing agressivo e expansão dos canais de venda”.

Não é de todo normal, contudo, este cenário também se poderá dever ao facto da Apple estar prestes a lançar o que poderá ser o seu melhor equipamento de sempre e ter criado um hype em volta deste lançamento, travando as vendas nos seus equipamentos lançados no ano passado (alguns em fim de ciclo), alias, o próprio CEO da Apple referiu isso. Estes foram também dados referidos pelo analista.

 

Poderá a Huawei manter essa posição e até atacar o primeiro lugar?

Peter Richardson deu uma explicação para o facto de neste momento a Huawei estar no segundo lugar, mas ainda a uma destacada distância da sul-coreana Samsung, principalmente porque a empresa não está em determinados mercados significativos.

A fraca presença nos mercados sul-asiáticos, indiano e norte-americano limita o potencial da Huawei em curto e médio prazo para sustentar o segundo lugar atrás da Samsung. A Huawei é super dependente do seu mercado natal na China, onde desfruta de uma posição de liderança e de papeis centrais em mercados da Europa, América Latina e Oriente Médio.

Essa força vinda da China é destacada no relatório da Counterpoint, embora que haja outros trunfos envolvidos, como o design, capacidade de fabricação e recursos de ponta, mas também a capacidade para superar os rivais nos canais de venda, marketing e estratégias de promoção.

 

iPhone ainda é líder

Não podemos deixar de apontar que o relatório apresenta dados referentes a dois meses de verão, junho e julho, que antecedem, como já foi referido, o lançamento do dispositivo Apple do ano. Assim, apesar de ter perdido a segunda posição para a Huawei nestes meses, a Apple ainda “domina” o mercado com o seu iPhone 7, o smartphone mais vendido do mundo durante o mês de julho.

Como podemos ver no gráfico abaixo, de todas as vendas do período, 4% delas fora do modelo básico da geração atual do dispositivo.

Se analisarmos bem este gráfico verificamos ainda que na segunda posição vem o iPhone 7 Plus, com 2,9% e a encerrar o pódio está o Oppo R11 com 2,1%.

Curiosamente a Samsung, que já lançou este ano o Galaxy S8 aparece apenas na quinta posição com 1,8% das vendas. Já o Galaxy S8+ ocupa a sétima posição com 1,7%… quase quase perde o lugar para o iPhone 6!

Estes valores estão temporariamente em suspenso até a Apple lançar o seu novo smartphone e a Samsung começar a ver as vendas do Note8 a ter alguma incidência no mercado. Mas é um facto, a Huawei está realmente no meio dos grandes e vai muito em breve lutar pela primeira posição, dada a atitude agressiva com que a marca tem estado no mercado.

 

Leia também:

Exit mobile version