Pplware

Huawei prepara alternativa ao Android? Talvez não…

Foi em Abril que começaram a surgir rumores fortes de que a Huawei estaria a preparar um sistema operativo que viesse concorrer diretamente com o Android da Google, muito por conta das divergências entre a empresa chinesa e as políticas norte-americanas.

Estes rumores até faziam algum sentido, mas não é provável que a marca apresente uma alternativa, pelo menos para já, segundo declarações de Dr. Wang Chenglu, presidente de Engenharia de Software do Huawei Consumer Business Group.


O lançamento de um sistema operativo próprio da Huawei não é uma ideia nova, no entanto, foi este ano que os rumores começaram a ganhar mais forma e as notícias sobre um possível Kirin OS fizeram títulos em muita imprensa por esse mundo fora.

Chegou mesmo a surgir, em julho passado, uma imagem que colocava um Kirin OS num smartphone Honor (a submarca da Huawei).

 

A Negação

A Huawei lançou a semana passada a sua mais recente versão da interface de utilizador EMIU 9, baseada em Android 9, para já disponível para os principais topos de gama da marca.

Foi na sequência deste lançamento, que Dr. Wang Chenglu, presidente de Engenharia de Software do Huawei Consumer Business Group, foi questionado sobre a possibilidade da marca esta a preparar o seu próprio sistema operativo.

Sem tirar mérito às capacidades da empresa para a criação de um sistema operativo próprio, dado todo o processo de desenvolvimento que a EMIU exige, Chenglu afirma que a marca não está a preparar nenhum sistema operativo próprio e nem tem planos para que tal venha a ser feito.

Segundo o executivo da marca, não seria difícil criar um sistema operativo adaptado aos smartphones desenvolvidos pela Huawei. No entanto, seria muito difícil criar um ecossistema equilibrado com as parcerias que hoje o mercado exige.

É preciso entender que os smartphones vivem de aplicações e que um sistema sem programadores a criá-las não sobrevive, vejamos o caso tão recente da Microsoft. Como tal, a Huawei e a Google deverão continuar a trabalhar juntas durante os próximos tempos de forma a melhorar ainda mais toda a experiência de utilização dos dispositivos móveis.


Leia ainda:

Exit mobile version