Depois de fortes rumores que davam como quase certa a vontade da Samsung em comprar o sistema operativo da HP, eis que Cher Wang, chairman da HTC vem colocar mais alguma pressão neste mercado e avisa que esta empresa pode estar a pensar adquirir um sistema operativo para o hardware que produz.
Não foi especificado qual o sistema operativo em que a HTC está interessada e muito menos foi dada qualquer certeza sobre uma eventual aquisição.
Com a recente onda de processos que a Apple tem colocado contra os fabricantes que adoptaram o Android como sistema operativo para os seus equipamentos e após a recente aquisição da Google da divisão móvel da Motorola, a maioria dos fabricantes de hardware receia por um lado pesadas multas e indeminizações e por outro lado um abandonar da Google para se centrar na sua mais recente aquisição.
Este vazio que se está a criar deixou espaço para que alguns fabricantes procurassem alternativas mais concretas e maduras para equipar os seus equipamentos. O abandono da HP do sistema operativo WebOS deixa-o numa posição favorável para que seja apetecível.
Numa entrevista que deu, Cher Wang revelou que a HTC tem estado a ponderar a aquisição de um sistema operativo para equipar os seus equipamentos. Revelou que esta decisão está a ser ponderada dentro da HTC e que não será tomada de ânimo leve.
We have given it thought and we have discussed it internally, but we will not do it on impulse.
Cher Wang ressalvou ainda a vantagem que a HTC tem ao desenvolver equipamento que consegue integrar-se com qualquer sistema operativo e que isso é uma vantagem. Conseguem assim usar qualquer sistema operativo que bem entendam sem que tenham de estar presos a qualquer sistema.
We can use any OS we want. We are able to make things different from our rivals on the second or third layer of a platform.
Our strength lies in understanding an OS, but it does not mean that we have to produce an OS.
Quando questionada sobre a compra da Motorola por parte da Google, Cher Wang respondeu que foi uma decisão acertada pois esta empresa irá permitir à Google ter em seu poder um significativo número de patentes importantes.
Com mais um fabricante interessado em adquirir um sistema operativo para equipamentos móveis é cada vez mais certo que a HP irá ter mesmo de começar a aceitar propostas para a venda do seu WebOS. Resta saber quem conseguirá levar o sistema operativo que a HP dispensou e se não haverá mais um volte-face como tantas vezes já aconteceu, indo o WebOS parar às mãos de quem menos se espera! [via]
Artigos relacionados: