Este é provavelmente um momento histórico para a luta de décadas contra o vírus da imunodeficiência humana (VIH). As Autoridades de Saúde dos Estados Unidos aprovaram um tratamento preventivo para combater o VIH.
Yeztugo: o medicamento para reduzir o risco de contração do VIH
Denominado de Yeztugo (lenacapavir), este medicamento destina-se a reduzir o risco de contração do Vírus da Imunodeficiência Humana – causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) – por via sexual em adultos e adolescentes com um peso mínimo de 35 quilos. Esta injeção profilática aplicada apenas duas vezes por ano (PrEP).
Daniel O’Day, presidente e diretor-executivo da Gilead, considerou a aprovação um “momento decisivo na luta de décadas contra o VIH”.
O Yeztugo vai ajudar-nos a prevenir o VIH a uma escala nunca antes vista. Temos agora uma forma de acabar com a epidemia do VIH de uma vez por todas
Os ensaios clínicos que foram realizadas mostraram que 99,9% dos participantes que receberam o tratamento permaneceram seronegativos, afirmou.
A empresa ainda não divulgou publicamente o preço do medicamento, mas foi estimado que deverá estar em linha com os medicamentos preventivos atualmente disponíveis, rondando os 25.000 dólares por ano. Como tratamento para pessoas que já vivem com o VIH, o custo anual é de cerca de 39.000 dólares.
O VIH é o vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA. O vírus ataca e destrói o sistema imunitário do nosso organismo, isto é, destrói os mecanismos de defesa que nos protegem de doenças.
Existem dois tipos de VIH: o VIH-1 e VIH-2, sendo o primeiro o mais frequente em todo o mundo.
SIDA significa síndrome de imunodeficiência adquirida. É um conjunto de sinais e de sintomas que aparecem pela deficiência do sistema imunitário, que vai ficando com menos capacidade de resposta ao longo da evolução da doença. Pode surgir após a infeção por VIH.
Importa realçar que estar infetado com VIH não é o mesmo que ter SIDA. As pessoas que estão infetadas com VIH são seropositivas, e podem ou não desenvolver SIDA.