Pplware

HDMI 2.1 é oficial! Conheçam o que é capaz de fazer

Foi em janeiro deste ano que a HDMI Forum anunciou, durante a CES2017 que decorreu em Las Vegas, uma nova versão do padrão HDMI.

Das várias novidades, destaque para o facto de ter suporte para resolução 4K com uma taxa de atualização de 60Hz e High Dynamic Range (HDR) e oferecer uma “brutal” largura de banda de 48 Gbps.


O HDMIé um um acrónimo para High-Definition Multimedia Interface que, basicamente, podemos traduzir para Interface Multimédia de Alta definição, e permite transmitir áudio e vídeo num único cabo. Existem dois tipos de conectores HDMI: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B com 19 e 29 pinos, respetivamente, sendo que o HDMI tipo A é o mais popular.

Quais as novidades do HDMI 2.1?

Esta nova versão traz suporte para vários tipos de vídeo de alta resolução e taxas de atualização, incluindo 8K60 e 4K120, Dynamic HDR e também o aumento significativo de largura de banda, isto se for usado o novo cabo capaz de garantir a transferência de informação a 48 Gbps por segundo.

O novo cabo tem a designação de “HDMI 48G” e de acordo com as informações é retrocompatível com os que existem atualmente no mercado.

As marcas que integrarem já este standard nos seus equipamento vão também oferecer funções como ALLM (Auto Low Latency Mode), um modo que garante a máxima fluidez na visualização de conteúdos. Outra melhoria é a função QMS (Quick Media Switching) que reduz os tempos de espera quando alternamos entre fontes HDMI.

Tabela comparativa entre versões

Quando chegam os primeiros equipamentos?

As previsões apontavam para o último trimestre de 2017. No entanto, segundo o HDMI Forum só no início do primeiro trimestre de 2018 ou próximo da edição da CES desse ano deverão ser anunciados os primeiros equipamentos. Ao mercado, só deverão chegar em 2019. A Belkin já tem à venda o primeiro cabo HDMI 2.1 (ver aqui).

Mais informações aqui

Exit mobile version