A HBO acabou de alargar o seu serviço de streaming HBO Max a mais mercados, incluindo Portugal. No entanto, a empresa poderá enfrentar agora uma perda de confiança por parte dos utilizadores e potenciais utilizadores.
Foi avançado um processo contra a HBO que alega que a empresa partilhou os dados dos seus subscritores com o Facebook, sem que tivesse sido dada qualquer autorização.
A HBO está a enfrentar uma ação coletiva cujas alegações apontam para que a empresa tenha fornecido o histórico de visualizações dos assinantes ao Facebook sem a devida permissão. O processo acusa a HBO de fornecer ao Facebook listas de clientes, permitindo que a rede social combine hábitos de visualização com os seus perfis.
Publicidade direcionada no Facebook com base no histórico da HBO
É alegado ainda que esta prática é usada porque a empresa investe muito em publicidade no Facebook, assim, a rede social poderá direcionar a sua publicidade de forma combinada a todos os clientes HBO.
Como a HBO nunca recebeu o consentimento adequado dos clientes para fornecer dados a terceiros, supostamente violou o Video Privacy Protection Act (VPPA) de 1988, de acordo com o processo.
Tal como outros sites, a HBO partilha com os clientes que ela (e parceiros) usa cookies para criar anúncios personalizados. No entanto, o VPPA exige o consentimento separado dos utilizadores para partilhar o seu histórico de visualização de vídeo.
Uma política de privacidade padrão não será suficiente.
| Refere o processo.
Este é um tipo de processo que tem vindo a ser recorrente. A empresa que gere o TikTok teve, recentemente, que pagar 92 milhões de dólares por violar o VPPA, neste caso por ter recolhido uma série de informações pessoais de utilizadores menores.
Não se prevê ainda qual seja o desfecho deste processo, mas para os utilizadores mais preocupados com a proteção dos seus dados, este poderá ser um fator para se afastar do serviço da HBO.