A Huawei acabou de anunciar oficial o seu novo sistema operativo! O HarmonyOS começou por ser anunciado como um concorrente do Android, mas segundo a empresa será mais do que isso. Este sistema baseado em microkernel, poderá ser adaptado a smartphones, colunas inteligentes, wearables e até nos sistemas dos carros.
O HarmonyOS da Huawei será lançado como plataforma de código aberto em todo o mundo para incentivar a sua adoção.
Sem grandes surpresas, foi durante a Huawei Developer Conference que o CEO Richard Yu revelou o novo sistema operativo HarmonyOS. Assim, este foi anunciado como um sistema mais rápido e seguro que o seu principal concorrente, o Android.
HarmonyOS, um ataque ao Android… mas sem os smartphones
O grande objetivo da Huawei, segundo as palavras do CEO, é que este sistema seja para já direcionado, a TVs inteligentes, carros, colunas e wearables. Os smartphones, nesta fase, ficaram afastados, ainda que não estejam descartados.
A marca continuará a apostar no Android como o seu sistema primordial nos smartphones. Contudo, caso um dia surja algum impedimento, aí o ataque ao sistema operativo da Google para smartphones entrará em ação.
Este sistema é baseado em microkernel e estará disponível em código aberto para todo o mundo.
A modularized #HarmonyOS can be nested to adapt flexibly to any device to create a seamless cross-device experience. Developed via the distributed capability kit, it builds the foundation of a shared developer ecosystem #HDC2019 pic.twitter.com/2TD9cgtdG8
— Huawei Mobile (@HuaweiMobile) August 9, 2019
Sendo baseado em microkernel, o Harmony OS é considerado desde logo mais seguro, já que não permite acesso a root. É assim protegido pelo isolamento dos serviços externos do kernel.
O sistema também aplica verificação formal, um conjunto de abordagens matemáticas usadas em campos críticos de segurança, para identificar vulnerabilidades de forma confiável, enquanto os métodos tradicionais provavelmente perderão alguns pontos.
HarmonyOS começa a chegar ao mercado
Apesar de Richard Yu afirmar que a transição do Android para o HarmonyOS não será muito complexa, a verdade é que para já esta não está nos planos da empresa.
Amanhã, dia 10 de agosto, chegará, tal como previsto, o primeiro produto com HarmonyOS. Trata-se assim da primeira TV Honor Vision. Em 2020, o objetivo é chegar os computadores e wearables. A terceira versão do sistema chegará um ano depois, e aí mais direcionada às colunas inteligentes e a toda a interação entre os vários dispositivos.
Os obstáculos do HarmonyOS
A Huawei, com este lançamento, tem que ficar dependente dos programadores para que estes adaptem as suas aplicações ao novo sistema operativo.
Segundo a marca, os programadores poderão compilar uma série de códigos diferentes num único ambiente. Contudo, ainda não é evidente a forma como poderão trabalhar para este sistema.