Pplware

Hackers russos roubam informação secreta de defesa dos EUA

Segundo informações veiculadas numa investigação da Associated Press, piratas informáticos russos terão obtido acesso a “segredos” da Defesa dos EUA.

Através de malware, os hackers terão levado a que, pelo menos, 87 funcionários externos importantes do Departamento de Defesa caíssem em esquemas de phishing nos seus e-mails e expusessem material sensível que tinham no e-mail.


Fancy Bear russos recorreram ao Phishing

Uma investigação da Associated Press revelou que piratas informáticos russos, que procuravam informação secreta sobre drones militares e várias outras tecnologias da Defesa dos Estados Unidos, tivessem acesso a dados importantes e secretos após comprometerem os e-mails de funcionários externos ao departamento, mas que eram importantes em vários processos ligados a tecnologias militares.

A dimensão do roubo ainda não é conhecida, contudo, as informações agora reveladas deixam perceber que os hackers tiraram proveito de uma fragilidade nacional no que toca à matéria de cibersegurança: as contas de e-mail mal protegidas.

Este grupo de hackers, conhecidos como “Fancy Bear”, são apontados como intervenientes nas eleições presidenciais norte-americanas em 2016. O esquema usado pelos piratas terá iludido pelo menos 87 pessoas que trabalham com drones, mísseis, morteiros, aviões de combate secretos, plataformas de computação na cloud e outros projetos de atividades sensíveis.

 

Empresas terceiras de material militar e aeronáutico

Estes funcionários estarão ligados a pequenas mas também as empresas gigantes da defesa como a Lockheed Martin Corp., Raytheon Co., Boeing Co., Airbus Group e General Atomics. Todas estas gigantes foram alvo dos hackers. Estão também na lista funcionários que trabalhavam para grupos comerciais, empreiteiros em países aliados dos EU… entre outros.

A investigação da AP deu a conhecer que pelo menos 40% desses funcionários abriram os links com malware e com essa ação “deram acesso” ao sistema de ficheiros.

Via

Exit mobile version