Pplware

Há menos pirataria! A culpa é do Netflix e do Spotify

Durante vários anos o tema “pirataria” era um dos mais abordados no mundo digital. Hoje em dia, com os novos modelos de distribuição de conteúdos, tanto ao nível do áudio, vídeo, jogos, etc, tem-se vindo a notar uma redução drástica no consumo de conteúdos que infringem os direitos de autor.

De acordo com um estudo encomendado pelo Reino Unido, e que foi divulgado esta terça-feira, a culpa de haver menos pirataria deve-se aos serviços de streaming como, por exemplo, o Spotify ou o Netflix.

A pirataria/cópia ilegal continua a ser um problema de várias indústrias…mas já não tanto como era no passado. Esta é a conclusão de um estudo recente realizado pela Intellectual Property Office (IPO), uma entidade ligada ao governo do Reino Unido em colaboração com a Kantar Media.

Do estudo, que foi realizado entre Março e Maio de 2016, fizeram parte mais de 5.3 mil utilizadores com idades superiores a 12 anos. Segundo os dados agora publicados, a conclusão é que cada vez mais os utilizadores estão a abandonar a pirataria de conteúdos. Mas vamos a números!

De acordo com os dados do relatório deste ano, 44% dos entrevistados usam exclusivamente conteúdos legais. Em 2015 a percentagem era de 39%. O estudo revela também que 31% dos utilizadores não fizeram qualquer download ou viram filmes online nos últimos três meses.

Mas há outros dados! 80% dos utilizadores, que ouvem música pela internet, assinaram serviços online e abandonaram por completo os “serviços ilegais”. Em 2015 a percentagem era de apenas 74% .

Ao nível de utilizadores que usam serviços peer-to-peer, a quebra também foi também significativa, de 12% em 2015 para 10% agora em 2016.

Relativamente ao Spotify, os números indicam que o serviço cresceu a sua participação no mercado de 16% para 19%.

Mas por quê pagar quando se pode piratear?

Obviamente que, se a questão for o dinheiro a pagar, muitos pensarão que é mais fácil piratear. No entanto, o estudo revela que, para 58% dos entrevistados, o motivo de aceder a serviços legais tem a ver com a facilidade e conveniência. Já 47% responderam que é uma forma mais rápida de aceder a um conteúdo.

Mas por quê piratear conteúdos? De acordo com os dados, 49% dos entrevistados afirmam que recorrem à pirataria porque assim conseguem obter o conteúdo de forma gratuita. 24% dos respondentes refere que mudavam para serviços legais caso estes fossem mais baratos.

E em Portugal? Acha que, com o encerramento de vários sites, a pirataria diminuiu?

Exit mobile version