O projeto, batizado H2MED, para transporte de hidrogénio verde, prevê uma ligação terrestre entre Celorico da Beira (Portugal) e Zamora, em Espanha (CelZa, com 248 quilómetros) e outra submarina entre Barcelona e Marselha (BarMar, de 455 quilómetros).
Do projeto fazem parte Portugal, Espanha e França, mas hoje o Presidente francês anunciou que a Alemanha também se vai juntar a este projeto.
H2MED: transporte de hidrogénio verde na Europa
O hidrogénio verde é produzido a partir de energias renováveis, como a solar ou eólica. O ministro do Ambiente português, Duarte Cordeiro, referiu no passado que o projeto H2MED “exigirá, da parte de Portugal (…), reconversões da rede de gás para fazer chegar o hidrogénio das zonas de produção para Celorico da Beira e, por sua vez, para Espanha.
Estas novas ligações, que devem estar prontas em 2030, vão ter capacidade para transportar, todos os anos, 2 milhões de toneladas de hidrogénio verde entre Barcelona e Marselha e 750 mil toneladas entre Celorico da Beira e Zamora – o que representa mais de 10% do consumo anual da União Europeia.
No final da cimeira franco-alemã que decorreu hoje em Paris, Emmanuel Macron referiu que…
Decidimos alargar o H2MED, que graças a fundos europeus une [quando estiver concretizado] Portugal, Espanha e França, à Alemanha, que será um parceiro na infraestrutura deste projeto
No total, o H2MED vai custar quase 3.000 milhões de euros: 350 milhões na ligação entre Portugal e Espanha e mais 2.500 milhões na ligação entre Espanha e França… falta agora saber para a Alemanha. O financiamento europeu pode chegar aos 50%.