Bloqueio de conteúdos pelos governos locais também está a aumentar.
Estas são as principais conclusões do mais recente Relatório Global de Pedidos do Governo elaborado pelo Facebook. Este é um relatório semestral e mais uma vez mostra que os países continuam a tirar proveito desta via para recolher informações sobre os seus cidadãos.
No primeiro semestre de 2015, as solicitações de informações de cidadãos ao Facebook por parte dos Governos aumentou cerca de 18%, de 35 mil para 41 mil solicitações.
Nesta área foram os Estados Unidos que mais pedidos fizeram ao Facebook. Nos primeiros 6 meses do ano, fez mais de metade de todas as solicitações, 26.579 e o Facebook forneceu informação sobre 17.577 dessas contas de utilizador, cerca de 80% de todo o material requerido.
A Índia e o Reino Unido foram os países que se seguiram em maior número de solicitações, com 6.268 e 4.489 pedidos, respectivamente. Em Portugal o número de pedidos não deixa de ser expressivo, com 488 pedidos de informação privada de utilizadores da rede social.
No que toca aos pedidos de bloqueio de conteúdo o aumento foi impressionante, de 112% em relação ao semestre anterior, de 9.707 para 20.568. Na origem destes pedidos está a violação das leis locais de cada país.
Estes pedidos foram feitos essencialmente pela Índia. Em 6 meses o país restringiu 15.155 conteúdos na rede social. Com um número expressivo, mas bastante mais reduzido encontra-se a Turquia que bloqueou 4.496 conteúdos.
É expectável que estes números continuem a aumentar mas, o Facebook faz questão de referir que todos os pedidos de informações privadas são criteriosamente avaliados, não sendo fornecidas sem que os pedidos sejam feitos de forma bastante sustentada.
Fonte: Facebook