O próximo grande mercado a ser alvo de desenvolvimentos é a integração dos dispositivos móveis com os automóveis. A Apple já anunciou o CarPlay, que vai ligar o iPhone às consolas dos carros, com uma integração completa e com o fornecimento das funcionalidades principais.
É também sabido que a Google tem em desenvolvimento um sistema semelhante, que pretende trazer para a industria automóvel o Android.
Segundo informações agora apresentadas, a chegada do Auto Link pode estar para muito breve. As informações apontam para a sua apresentação já no final deste mês na sua conferência anual, a I/O.
Depois da chegada ao mercado da Apple com o seu CarPlay, a Google tem estado a preparar a sua resposta Android a este sistema. Depois de em Janeiro terem apresentado a Open Automotive Alliance é agora hora de mostrarem ao mundo qual vai ser a sua oferta e quais as características que o vão diferenciar da concorrência.
Estas informações que agora surgiram foram trazidas pelo site Automotive News que revelou que a apresentação e a demonstração do Auto Link, nome dado ao sistema da Google, será feito na próxima conferência I/O, que decorrerá já nos próximos dias 25 e 26 de Junho.
Mas o site Automotive News vai mais longe e revela que esta solução não será um Android puro, sendo antes uma transposição do ecrã do Android para estas consolas dos automóveis.
Este sistema dará aos utilizadores todas as principais funcionalidades do Android, sendo controlado pelos comandos que o automóvel disponibilizar, podendo o utilizador atender chamadas, ler SMS’s ou controlar os elementos multimédia que quer que estejam a ser executados.
O Auto Link será o primeiro produto criado dentro da Open Automotive Alliance, um grupo formado em Janeiro deste ano pela Google, NVIDIA, Honda, GM, Audi e Hyundai, para trazerem para a industria automóvel soluções baseadas em Android.
Na apresentação deste grupo foi revelado que ainda durante o ano de 2014 surgiriam as primeiras soluções baseadas no Android.
Caso se confirme este modelo baseado apenas na transposição do ecrã do Android para as consolas dos carros, este vai contra o que originalmente foi afirmado.
Os princípios da Open Automotive Alliance pressupunham a criação de sistemas completos, totalmente baseados em Android e que os smartphones se ligariam depois a estes.
Este novo modelo da Google pode ser a forma encontrada para dar resposta à presença da Apple neste novo mercado, tendo esta já apresentado o CarPlay completamente funcional e com propostas concretas dos fabricantes automóveis.
Não deve ser também esquecido que a própria Microsoft tem estado a trabalhar no seu próprio sistema e que este será também uma alternativa à altura.
Espera-se muito da próxima conferência I/O da Google e este poderá ser mais uma novidade a ser apresentada pela Google.