Pplware

Google tinha razão, o USB Tipo-C do OnePlus 2 tem defeito

O alerta do engenheiro da Google, Benson Leung, já havia sido dado. De facto, os cabos USB Tipo-C do OnePlus 2 podiam danificar os dispositivos.

Quase duas semanas após esta declaração polémica, onde pelo meio muitas trocas de informação confundiram os utilizadores, o fundador da OnePlus, Carl Pei, vem reconhecer o problema e dar a mão à palmatória.

Na semana passada, um relatório dava conta que o cabo que acompanha o OnePlus 2, o USB Tipo-C para USB Tipo-A falhava na conformidade do standard universal. Como resultado dessa falha, as fontes de alimentação ou os carregadores, poderiam sofrer danos quando ligados a dispositivos de carregamento rápido.

O fundador da empresa OnePlus, contudo, vem esclarecer esta “estratégia” da empresa. Num artigo no fórum da OnePlus, Carl Pei refere que os cabos, de facto, falham na especificação 1.1 e compromete-se a reembolsar e substituir os cabos que foram adquiridos de forma independente. Aqueles que foram fornecidos junto do equipamento OnePlus 2 não serão substituídos pois não afectam o desempenho do smartphone da empresa.

Recently it has come to our attention that two of our products, the OnePlus Type-C cable and the OnePlus USB Type-C adapter, are using a resistor that may not be fully compatible with some third-party devices.

[…]We owe it to you to deliver the best products possible – and to fix problems when we come across them. So we want to fix this.

Mas esta estratégia, se assim lhe podemos chamar, tem uma explicação e poderá ter a ver com uma questão de custo no fabrico do próprio cabo, na qualidade do mesmo e a explicação é dada pelo próprio CEO da empresa.

Quer os cabos, quer o adaptador da OnePlus, usam uma resistência de 10 kΩ em vez de usarem uma resistência de 56 kΩ que é utilizada pelos cabos universais. Devido a isto, os dispositivos de carregamento rápido tentam extrair mais potência do que a fonte (o carregador) consegue fornecer. Os dispositivos que não suportam o carregamento rápido (que inclui os OnePlus 2) não são afectados pelo problema, pois como o consumo de energia é baixo o suficiente não há qualquer efeito na fonte de energia.

Os reembolsos estão agora a ser oferecidos aos clientes europeus e norte-americanos através do site da OnePlus, directamente através do PayPal. Aos clientes na Índia e na China é oferecida uma oportunidade semelhante, devolvendo o cabo defeituoso num centro de reparação OnePlus das proximidades.

O problema aqui vai mais além da utilização do cabo para comunicar e alimentar os OnePlus 2, onde os outros Android, incluindo os da Google, é que têm estado em causa e, nesse sentido, a Google viu-se na necessidade de “apertar” a OnePlus para resolver o problema.

Engadget

Exit mobile version