Pplware

Google tem sistema de tradução tempo real quase perfeito

E o Português é uma dos idiomas em desenvolvimento.

Os processos de tradução em tempo real são desde há já bastante tempo uma das metas que muitas das empresas tecnológicas procuram alcançar. A sua concretização dará a qualquer utilizador a capacidade de conseguir manter uma conversa com alguém que fale outro idioma, sem que tenha de recorrer a mais nada que um simples dispositiva para conseguir traduzir o que ouve e para traduzir o que diz.

Segundo informação agora divulgada por Hugo Barra, um dos responsáveis pela equipa de desenvolvimento do Android, a Google poderá estar muito perto de ter conseguido atingir esse tão desejado objectivo.

Esta informação foi apresentada pelo jornal The UK Times que divulgou uma conversa com Hugo Barra, director de produtos móveis do Google. Segundo a notícia a Google estará a desenvolver uma tecnologia que permitirá a tradução simultânea e em tempo real de uma conversação entre duas pessoas que falem idiomas diferentes.

Esta ideia é perseguida pela Google há já muitos anos e muitos dos seus produtos conseguem já fazer este processo de forma parcial, mas sempre com a limitação de ser apenas num sentido.

O projecto agora a ser desenvolvido está, segundo Hugo Barra, num estado em que pode ser já usado. Para este efeito foi desenvolvido hardware específico, na forma de smartphones, que permite já a tradução em tempo real.

Ainda segundo foi divulgado por Barra, num dos testes que participou recentemente, o sistema funcionava de forma “quase perfeita” em alguns idiomas.

Um desses idiomas, e no qual o projecto está também a ser desenvolvido, é o Português.

Um dos maiores problemas que está a ser encontrado reside no ruído que pode ser encontrado em situações de testes reais.

Este ruído tem criado problemas ao software usado ao criar interferências e  baralhado o sistema com sons externos à conversação.

Em situações de ambiente controlado, em que esse ruído é mínimo ou nulo o sistema comporta-se de forma quase 100% perfeita.

Quando esta nova tecnologia estiver capaz de ser usada no dia-a-dia e em situações reais, será com certeza incorporada nos vários sistemas operativos da Google e também no serviço Google Now.

Estes sistemas de tradução e de input vocal não são uma novidade na Google. Existem já aplicações que permitem traduzir texto no Android e até o próprio Chrome consegue receber na pesquisa Google pesquisas baseadas em voz, mas este sistema será algo muito mais evoluído, com a tradução a ser feita em tempo real.

Olhando para as novidades recentes que a Google tem apresentado recentemente este será mais um sistema revolucionário. Não se limitará a traduzir de forma passiva mas permitirá que duas pessoas, falando idiomas diferentes se consigam entender de forma clara.

Mais uma vez a Google procura quebrar barreiras que até à pouco tempo pareciam limites intransponíveis. A barreira da comunicação é ainda um entrave, mas a fazer fé nas palavras de Hugo Barra esta está prestes a ser um problema do passado.

Exit mobile version