A Google tem disponível para todos os seus utilizadores um serviço que nem sempre é conhecido ou que poucos sabem que podem usar. Falamos do Google Takout, a ferramenta de exportação de dados dos serviços Google.
Esta ferramenta foi agora melhorada e apresenta uma cara renovada, à qual a Google acabou de adicionar também algumas funcionalidades que bastante úteis são.
O Google Takeout é uma ferramenta criada com o intuito de dar a todos os utilizadores dos serviços Google uma forma simples e rápida de exportar os seus dados dos diferentes serviços.
Criada numa altura em que muito se falava das questões de privacidade e da forma, à altura quase impossível, de retirar os dados de dentro dos servidores da Google.
Esta resposta da Google passou a permitir que qualquer utilizador possa retirar os seus dados dos diferentes serviços, independentemente da razão pelo qual o quer fazer.
O Takeout tem agora uma nova imagem e passou também a estar integrado com os restantes serviços da Google, permitindo assim que o acesso seja ainda mais facilitado e rápido.
A nova imagem mostra que o Takeout seguiu a mesma linha dos restantes produtos da Google e está mais simples de ser utilizada.
Temos agora disponível na página de entrada do Takeout a lista dos produtos Google a que temos acesso e de onde podemos retirar os nossos dados.
Essa lista tem agora também uma descrição associada e todos os serviços que tiverem opções associadas passam a pode ser alterados ali mesmo.
Ao todo são já vinte os serviços que a Google tem disponível no Takeout para que se possa exportar os dados. Cada um deles é parametrizável e ajustável para o que queremos.
Uma das várias novidades que o Takeout ganhou com esta renovação está na forma como os dados são guardados. Para além de termos disponíveis vários formatos de compressão (zip, tgz e bzip), é agora possível guardar os ficheiros gerados directamente na nossa conta do Drive, facilitando assim o acesso a esses ficheiros.
De notar que todos os ficheiros que criarem e que incluírem no Drive vão ocupar espaço à vossa conta, ficando assim com menos espaço disponível. Tenham ainda atenção que estes ficheiros do Takeout podem ocupar algum espaço considerável, sempre dependendo do espaço que tenham ocupado nos serviços.
A Google alerta que todos os ficheiros de Takeout criados no formato zip e com tamanho superior a 2 GB vão ser divididos em vários para facilitar a exportação dos mesmos.
A necessidade de existir esta opção de guardar no Drive advém do facto de a Google apenas permitir que os ficheiros criados, e que não são guardados no Drive, apenas fiquem disponíveis durante uma semana.
Também a zona de gestão de ficheiros gerados está mais simples de ser usada. A nova imagem foi também para aqui transpostas e por isso tem uma forma de utilização mais simples.
Podem aqui transferir directamente os vossos ficheiros de dados, sendo possível ver quais os serviços que cada um deles tem incluídos e também a data em que foi gerado e qual a data de fim de disponibilização.
Não é possível fazer aqui a eliminação de ficheiros gerados. Esse passo fica a cargo da Google quando os mesmos expiram.
Esta é apenas mais uma alteração que a Google colocou no seu serviço de exportação de dados. Depois de adicionar periodicamente novos serviços e de o tornar mais robusto, volta a incluir-lhe novidades para se tornar mais apelativo e simples de usar.
Se não conhecem o Google Takeout aproveitem para verem o que ele pode fazer para vos ajudar a exportar os vossos dados para fora dos serviços Google.
Se o conheciam então recomendamos que o voltem a visitar para verem o que a Google lhe introduziu de novidades.