Pplware

Google quer que utilizadores do Firefox deixem a pesquisa Yahoo

A mudança que a Mozilla está a colocar nos mecanismos de pesquisa do seu browser vieram arredar a Google como o seu principal fornecedor. Esta decisão baseou-se numa maior procura de alternativas para os utilizadores do Firefox e que assim passam a ter outros motores de pesquisa definidos.

Claro que esta mudança não foi benéfica para a Google, que agora procura de forma de trazer novamente para o seu motor de pesquisa os utilizadores que perdeu com esta mudança.

A presença do Google como o motor de pesquisa do Firefox remonta ao ano de 2004, altura em que as duas empresas estabeleceram uma parceria que permitiu à Mozilla financiar os desenvolvimentos do seu browser, a troco de uma presença activa da Google.

Mas esta parceria foi recentemente renegociada e a Mozilla decidiu optar por outras alternativas, dando aos utilizadores uma maior abertura e a utilização de motores de pesquisa locais, ao contrário do que acontecia até agora que tinham apenas uma única global.

Com essa mudança, que foi efectivada em alguns países, com o lançamento da versão 34 do Firefox, a Google perdeu a sua posição dominante e por isso está agora a procurar que os utilizadores voltem a alterar a pesquisa do Firefox.

Para isso, e segundo relatos recebidos de utilizadores nos Estados Unidos, está a apresentar aos utilizadores do Firefox mensagens sempre que estes acedem à pesquisa da Google, recomendando que estes alterem a pesquisa para o seu motor.

Para além destas mensagens a Google tem apresentado outras que pretendem que os utilizadores façam do próprio Google a sua página inicial, cativando-os a terem acesso directo e rápido à sua pesquisa, mais uma vez procurando que estes usem os seus serviços, com a vantagem óbvia para a empresa das pesquisas.

Para ajudar ainda mais os utilizadores a alterarem a configurações do Firefox e a serem novamente utilizadores activos do Google, foi também disponibilizada uma página de suporte para que seja ainda mais simples e claro para os utilizadores.

Essa página explica como fazerem a alteração do motor de pesquisa do Firefox, para que passe a usar o Google como motor de pesquisa preferencial dentro do próprio browser.

Está também presente a explicação do processo de alteração da página inicial do browser, para que esta alteração seja também realizada.

A posição da Google é clara e pretende trazer de volta para o seu motor de pesquisa os utilizadores que tem estado a perder para a Yahoo, a nova escolha do Firefox paras as suas pesquisa, no mercado Norte Americano.

Se a escolha da Mozilla foi para dar uma maior liberdade aos utilizadores do Firefox, a nova posição da Google tem intenções mas viradas para o aumento dos utilizadores e para recuperar os que eventualmente perdeu com a mudança.

Para a maioria dos utilizadores esta foi uma mudança que muitos não entenderam e de certeza que vão procurar voltar aos métodos que tinham. A Google apenas os está a ajudar com estas pequenas informações e suporte.

Exit mobile version