Pplware

Google estará a preparar uma nova aplicação de mensagens

…para concorrer com o WhatsApp!

As compras que os gigantes da industria fazem pretendem dar-lhes vantagens em áreas dos mercados onde ainda não têm uma presença forte ou em áreas que consideram de relevância num futuro imediato.

Quando o Facebook comprou o WhatsApp e trouxe para si todos esses potenciais clientes, outros ficaram com vontade de ter também presença na área das mensagens instantâneas.

Segundo novos rumores agora surgidos, a Google poderá estar a preparar um concorrente à altura do WhatsApp, prevendo-se o seu lançamento já em 2015.

Para muitos não fará muito sentido a Google investir num mercado onde já tem uma presença forte, onde consegue ombrear com outro concorrentes. O Hangouts é para muitos já uma escolha natural.

Mas a verdade é que este novo serviço/aplicação pretende procurar o seu espaço numa área que está em franco crescimento e que tem cada vez mais adeptos. As mensagens instantâneas estão a chegar cada vez mais em força aos dispositivos móveis, relegando para segundo plano as mensagens de texto que as operadoras disponibilizam.

E é aqui que a Google pretende entrar em força, fazendo frente ao WhatsApp e a outras aplicações que já estão implantadas. Mas o modelo de negócio espera-se que venha a ser muito diferente e com alguma abertura por parte da própria Google.

Em primeiro lugar a obrigatoriedade que a Google tem imposto aos seus serviços vai desaparecer neste serviço. Não vai mais ser necessário haver uma conta Google associada à aplicação para esta poder ser usada. Esta é uma diferença face ao que tem, por exemplo no Hangouts.

Em segundo lugar, e aqui a Google vai conseguir retirar utilizadores ao WhatsApp, a sua utilização vai ser completamente gratuita, contrastando com o modelo do WhatsApp, que dá aos utilizadores um ano gratuito, sendo os seguintes pagos.

De acordo com o jornal digital Indiano Economic Times a Google poderá ter já esta aplicação em desenvolvimento, esperando-se que venha a ser testada na Índia.

Este é um mercado muito apetecível e com muitos milhões de utilizadores, onde a concorrência tem já uma presença muito forte.

A aplicação será multi-plataforma, para conseguir atingir o maior número de dispositivos e utilizadores possíveis. Apensa desta forma poderá ter o sucesso que a Google espera e quer.

A escolha do mercado indiano, e possivelmente alargado a outros países da Ásia, para testar esta sua aplicação não é inocente. Espera-se que muito em breve este seja o segundo maior mercado para os dispositivos móveis, sendo apenas ultrapassado pela China.

Por outro lado é uma região onde os seus principais concorrentes têm já uma muito boa base de utilizadores, conseguindo-se assim também aferir da aceitação que esta terá nos utilizadores.

Este é um mercado onde a Google irá entrar em força, atraindo para si ainda mais utilizadores, mas desta vez sem a obrigatoriedade de ter os utilizadores presos aos seus serviços.

Por outro lado, o seu modelo de negócio assente em publicidade, e por isso gratuito, poderá dar-lhe uma vantagem face ao que a concorrência consegue praticar.

Exit mobile version