Pplware

Google Play Store terminou 2014 com 1,43 milhões de aplicações

Um dos elementos que mais contribui para o sucesso de um sistema operativo é o número de aplicações que estão disponíveis para essa plataforma. Esta verdade é ainda mais visível e importante no que toca aos sistemas operativos móveis, que por norma estão fechados à instalação de aplicações de forma avulsa.

Os dois grandes players deste mercado móvel é a Apple e a Google, cada um com a sua loja de aplicações bem talhada e com milhares de aplicações disponíveis.

Segundo números agora apresentado a Play Store da Google é actualmente a loja com mais aplicações disponíveis, batendo a sua rival App Store.

Apesar de todos os lançamentos que a Apple fez no campo das suas plataformas móveis e dos seus equipamentos desta área no final do ano passado, com toda a normal adesão dos utilizadores a esta plataforma nesses momentos, o ano de 2014 acabou por pender de forma mais preponderante para a Google e para o Android.

Foram várias as vezes em que se mostrou que a adopção do Android pelos utilizadores superou a do iOS e que este sistema está em franco crescimento, mesmo com todos os problemas que se lhe conhecem.

Mas há agora um novo número que mostra que, mais uma vez, a posição do Android no marcado dos dispositivos móveis está mais elevada que a concorrência.

De acordo com o serviço appfigures a loja de aplicações do Android superou já a da Apple, com um maior número de aplicações disponíveis. A mudança da liderança neste campo deu-se em 2014 com a Play Store a passar o número de aplicações disponíveis na App Store.

Ao todo a Play Store, a loja de aplicações da Google, tinha no final do passado mês de Dezembro mais de 1,43 milhões de aplicações. Também de acordo com a appfigure a loja de aplicações da Apple terminou o ano com 1,21 aplicações disponíveis.

Um último número interessante sobre o número de aplicações disponíveis revela que a loja de aplicações da Amazon, que serve os dispositivos desta marca, alguns Androids e também algumas versões da BlackBerry tem um número significativamente mais reduzido, com cerca de 293 mil aplicações. É importante notar que esta foi a loja com o maior crescimento, com este valor a rondar os 90%.

Em relação ao ano anterior, os crescimentos das várias lojas foi muito grande. No caso da Google este valor rondou as 700.000 aplicações e no caso da Apple o valor andou perto das 750.000. Foi esta diferença de crescimentos que permitiu à Google ultrapassar a Apple no número de aplicações disponíveis.

Mas a Google, o Android e a Play Store conseguiram bater a Apple e o seu ecossistema noutros campos dentro da esfera das aplicações.

Conseguiram também ter mais programadores a desenvolver e a lançar aplicações para o seu sistema operativo, com os números de 2014 a ficarem perto de atingir o valor de 400 mil. No caso da Apple este valor rondou os 280 mil.

A nível das categorias e no caso a App Store, as que mais maior crescimento em termos de a oferta de aplicações no ano de 2014 foram as de Negócios e Bebida e Comida.

No caso da Play Store as categoria com maior crescimento em termos de oferta de aplicações foram os Jogos e a Fotografia.

Estes números agora apresentados vêm reforçar o bom momento que o Android e o seu ecossistema tiveram durante o ano de 2014 e que se espera se mantenha durante 2015.

via appfigures

Exit mobile version