Nos resultados das pesquisas do Google podemos encontrar informações pessoais que nem fazíamos ideia que estavam acessíveis online. Números de telefone associados ao nosso nome, endereços de e-mail, moradas, escola que frequentámos… entre tantas outras.
Agora a Google passa a trazer ainda mais segurança e privacidade, com a possibilidade de permitir ao utilizador solicitar que esses dados de pesquisa sejam removidos.
Google ganha novo recurso para não aparecer nas pesquisas
A Google está a lançar uma ferramenta que facilita a remoção de resultados de pesquisa que tenham informações dos utilizadores como moradas, números de telefone e outras informações de identificação pessoal.
Este recurso foi revelado pela primeira na I/O 2022 em maio, descrevendo-o como uma forma de o “ajudar a controlar facilmente se as suas informações de identificação pessoal podem ser encontradas nos resultados da Pesquisa”.
Portanto, se encontrar um resultado com o seu número de telefone, morada ou e-mail, deverá clicar no menu de três pontos no canto superior direito, que irá dar acesso a um menu “Sobre este resultado”, com uma nova opção “Remover resultado” na parte inferior do ecrã.
Irá surgir então uma caixa de diálogo, com as opções indicadas acima e o utilizador apenas tem que escolher a opção pretendida. É depois possível monitorizar a solicitação num novo menu da app da Google, “Resultados pessoais”.
Nem todas as informações serão removidas das pesquisas
Segundo a Google, no entanto, nem todas as informações serão removidas.
É importante perceber que, quando recebermos solicitações de remoção, iremos avaliar todo o conteúdo da página da Web para garantir que não estamos a limitar a disponibilidade de outras informações amplamente úteis, por exemplo, em artigos de notícias. E, claro, remover as informações de contacto da Pesquisa Google não as remove da Web, e é por isso que pode entrar em contacto diretamente com o site que hospeda a informação, se estiver confortável para o fazer.
O novo recurso foi lançado para um número limitado de utilizadores nos EUA e na Europa, segundo 9to5Google. Até que seja disponibilizado de forma global, poderá solicitar a remoção de outras informações de identificação pessoal ou conteúdo de doxxing da Pesquisa Google através do método já existente.