Corria o Ano de 2008 e a Google era considerada a marca mais valiosa do mundo. O índice BrandZ destacava esta marca que se sobrepunha à Microsoft, nessa altura. A Coca-Cola sempre andou a rondar as primeiras posições mas desde 2011 que a marca de Cupertino era a considerada como a mais valiosa.
No mais recente relatório do índice BrandZ, a Google ascende ao primeiro lugar deste ranking.
O índice BrandZ é uma base de dados brand equity que detém dados de mais de 650 mil consumidores e profissionais de 31 países, comparando mais de 23.000 marcas. Esta base de dados é usada para estimar as avaliações das marcas e a cada ano, desde 2006, tem sido usada para gerar uma lista das 100 maiores marcas globais.
Segundo o BrandZ “o valor da marca é o valor financeiro de uma marca definido como a soma de todos os ganhos que a marca deverá gerar”. O BrandZ recolhe anualmente dados dos consumidores, com cada pessoa questionada para avaliar marcas num competitivo contexto de uma categoria de mercado. Isso gera opiniões de pessoas que conhecem a categoria e, portanto, podem julgar uma marca com base nos atributos que são importantes para eles.
Após 3 anos de liderança deste índice, a Apple perdeu o seu posto para a Google. Esta é agora a marca mais valiosa do mundo. A análise da consultora MillwardBrown, responsável por este índice, considerou que a marca de Cupertino vale 147,8 milhões de dólares ao passo que a sua concorrente, a Google, está avaliada em 158,8 milhões de dólares.
Esta descida de posição, conforme podemos ver na imagem em cima, deve-se a perdas entre 2013 e 2014, onde perdeu 20% do seu valor. Já a Google aumentou cerca de 40% o seu valor em marca.
Mas então, como empresa, a Apple deixou de ser a mais valiosa?
Não, este índice BrandZ não retrata o poder financeiro das empresas, mas sim, em grosso modo, a sua força como marca no mercado global. Em termos de mercado e retirando os valores actuais do índice 2000 que pode ser consultado na Forbes (dados compilados com base nas vendas, lucros, activos e valor de mercado), o ranking está estruturado pela seguinte ordem de grandeza:
- Apple = 483.1 mil milhões de dólares
- Google = 382.5 mil milhões de dólares
- Microsoft = 343.8 mil milhões de dólares
- IBM = 202.5 mil milhões de dólares
- Samsung = 186.5 mil milhões de dólares
- Oracle = 185 mil milhões de dólares
- Facebook = 159.7 mil milhões de dólares
- Amazon = 157.5 mil milhões de dólares
- Qualcomm = 135.5 mil milhões de dólares
- Intel = 129.2 mil milhões de dólares
Este TOP 10 de valores de mercado de cada empresa mostra que há dentro de um segmento tecnológico uma proximidade entre a Google, no 2º lugar, e a Microsoft, no 3º posto, antecedendo um fosso para a quarta posição e seguintes.
O Facebook, por exemplo, é dentro das redes sociais a que mais se destaca, com um valor de mercado na ordem dos 159.7 mil milhões de dólares, contra o seu “rival” Twitter com uma valor de 27.6 mil milhões de dólares. A título de curiosidade, a maior rede asiática, a poderosa Baidu tem um valor de mercado de 55.8 mil milhões de dólares.
Mas esta queda da Apple poderá “influênciar” os seus resultados financeiros?
É sinal de algum arrefecimento em termos de imagem no mercado de consumo, é uma marca que perdeu algum fulgor nos últimos anos e isso custou-lhe muito mercado nalguns segmentos. Contudo, uma marca como a Apple tem argumentos para responder a esta perda de carisma, mas… tem de mostrar mais a um mercado que actualmente é mais exigente!