Há um crescente problema no serviço Google Maps, o advento das falsas listagens de negócios, serviços e atividades diversas. O seu propósito varia, mas entre si, partilham uma mesma premissa, a veiculação de informação falsa. São vários milhões de falsas listagens com o intuito de enganar o utilizador.
Assim, da próxima vez que estiver à procura, por exemplo, de um sapateiro através do Maps, tenha cuidado!
De acordo com uma recente peça da imprensa internacional, o Google Maps está pejado de falsas listagens de negócios, serviços e atividades. Pessoas que se fazem passar por empresas e que criam listagens fictícias com informações erradas ou enganadoras. Um número que aumenta todos os meses neste serviço.
As falsas promessa do Google Maps
O problema consiste na crescente abundância de instituições falsas, empreendimentos fictícios, ou serviços inexistentes. Na prática, temos desde estabelecimentos com números falsos, moradas erradas, a imagens e descrições que não correspondem à realidade daquilo que é divulgado na plataforma.
Ainda de acordo com a fonte supracitada, a estimativa chega aos 11 milhões de publicações erróneas. Além disso, as áreas de atividade e formato variam, mas concentram-se no fornecimento de serviços como, por exemplo, de reparações e outras áreas de atividade a que poderemos recorrer em caso de emergência.
Google Maps is filled with fake business listings. That's a problem for just about everyone but Google. https://t.co/886IWXGFVs
— The Wall Street Journal (@WSJ) June 21, 2019
Em si, o problema consiste não só na perda de credibilidade do Google Maps, mas também nas possíveis consequências pessoais. Imagine-se, por exemplo, um cenário de emergência em que necessitamos dos serviços de um canalizador face a uma qualquer problemática na nossa residência e o tempo urge.
Vários milhões de falsas listagens no Google Maps
Portanto, agora que o problema está identificado importa apurar as suas causas. Afinal de contas, porque é que alguém se dá ao trabalho, muitas vezes bastante completo, de criar um perfil falso para uma empresa? Ou uma listagem errónea para um restaurante, ou algo mais simples como colocar um número de telefone errado?
A resposta, de acordo com a fonte, é bastante simples. Trata-se da natureza humana e na concorrência entre as atividades empresariais. Aliás, existem inúmeros motivos, mas acabam por se resumir ao desejo de minar a concorrência, denegrindo a sua credibilidade junto dos atuais e potenciais consumidores.
O pior de tudo? É algo muito simples de se fazer. Criando um perfil falso, mas convincente para um restaurante, por exemplo. Aí, podemos até copiar completamente as imagens e grande parte das informações do seu perfil legítimo. Contudo, e aí reside o busílis da questão, muda-se o número de telefone e/ou a morada.
Agora, imagine um cliente que quer efetuar uma marcação nesse mesmo restaurante. Ao mesmo tempo, imagine-se o cenário em que um turista se dirige até à morada declarada e se depara com qualquer outro estabelecimento, ou uma simples residência. Estão assim semeados os ingredientes para a insatisfação.
Os perigos da informação falsa e das burlas
Este cenário pode ser replicado e adaptado com várias nuances. Aliás, de acordo com a fonte, há outra tendência em crescendo no Google Maps. Imaginemos duas oficinas de reparação automóvel, a declarada no Google Maps (fictícia) e a real com o qual o cliente se deparará ao chegar ao local listado.
É dito que muitas vezes os clientes acabam por ter que pagar quase o dobro no final da reparação do veículo, a título de exemplo. Ao propósito, note-se que o Google Maps permite a publicação da lista de serviços, respetivos preços, ou das ementas no caso dos restaurantes. Algo que não passou despercebido a alguns donos.
Imagine, por exemplo, que lhe cobram uma quantia exorbitante face ao declarado no Maps. Agora, o natural instinto será, entre outros cursos de ação, deixar uma crítica que reflita isso mesmo. Ora, foi descoberto que alguns estabelecimentos, sem nome declarado in loco, assumem a identidade de um serviço real no Maps.
No final, o ator legítimo receberia uma avaliação negativa, minando a sua credibilidade. Ao mesmo tempo, o ator ilegítimo lucraria duplamente. Em primeiro lugar com a maquia cobrada e, além disso, pelo dano causado à reputação de uma empresa rival. Ainda que possa parecer surreal, é uma realidade bastante comum.
A Google já está a combater o problema no Google Maps
Ao propósito, no ano passado a Google afirmou ter eliminado mais de 3 milhões de listagens falsas no seu serviço. Além disso, afirma ter desativado mais de 150 mil contas e perfis utilizadas para estes fins. Já, mais recentemente e à luz das descobertas feitas, a tecnológica já veio a público reconhecer o sucedido.
O problema existe, mas a Google afirma que o seu sistema interno de deteção já é capaz de reconhecer automaticamente cerca de 85% destes falsos estabelecimentos ou serviços. Há ainda a crescente denúncia por parte dos utilizadores, com mais de 250 mil perfis denunciados e em seguida removidos pela Google.
Todos os meses o Maps é utilizado por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo e todos os dias nós, e os nossos utilizadores, trabalham como uma comunidade para melhorar o serviço para todos. Afirmações de Ehan Russell, diretor de produto do Google Maps. Sabemos que uma minoria continuará a tentar enganar os demais e que existirá sempre trabalho a ser feito. No entanto, estamos sempre empenhados em melhorar as nossas soluções, acrescenta Russell.
Uma luta constante
A Google deu ainda a saber que reforçará os mecanismos de verificação. Sobretudo para as atividades e serviços de emergência, desde os reboques a canalizadores. Atividades que, por vezes, procuramos face a uma emergência e que nos coloca em risco de ser vítima deste tipo de burlas ou engodos.
Por fim, vemos também que este problema é catalisado pela simplicidade de listar um novo negócio. É gratuito, qualquer um pode criar uma conta e a verificação da mesma pode ser feita por email, ou por SMS. Desse modo, torna-se simples para uma mente mal intencionada tirar proveito desta plataforma.
Alguma vez se deparou com um estabelecimento falso a partir do Google Maps?