Pplware

Google Glass com previlégios de Root e pode correr Ubuntu

O evento Google I/O continua a decorrer em São Francisco e as sessões de trabalho têm produzido e apresentado projectos muito interessantes. Uma das sessões que teve lugar ontem, de nome “Voiding your Warranty” , tinha como tema o Google Glass e era aí mostrado como fazer Root ao Google Glass e como podem os seus donos aproveitar ao máximo este equipamento.

Os funcionários da Google mostraram como é simples fazer  Root ao Google Glass e todas as hipóteses que existem de explorar este equipamento que ainda é um pouco uma incógnita para todos.

Uma das façanhas que foi conseguida foi correrem uma versão Live do Ubunto directamente no Google Glass.

Apesar de o Root do Google Glass ter já sido descoberto e feito, a Google veio ao I/O mostrar a todos os interessados como obter privilégios especiais neste equipamento e abrir a porta para um rol de possibilidades alargadas.

O processo de Root foi explicado em detalhe e envolve a instalação de um conjunto de aplicações no Glass, com recurso ao adb e depois emparelhar um teclado e rato Bluetooth.

Com esta parte feita é apenas necessário fazer o desbloqueio do Bootloader com o fastboot e flashar a nova imagem de boot para que tenham acesso Root.

Daqui para a frente as hipóteses disponíveis são imensas e o equipamento está com o acesso livre para testarem e instalarem as aplicações que pretendam ou que desenvolvam.

O processo para colocar uma versão Linux no Glass é um pouco mais complexo. Necessitam de recorrer às aplicações Android Terminal Emulator e Complete Linux Installer.

Esta última aplicação permite que descarreguem a vossa versão favorita do Linux. Podem depois aceder por SSH ou VNC à versão que descarregaram e colocaram a correr no Glass.

anterior próxima

As imagens apresentadas são de um portátil a correr um terminal e a mostrar um screencast do vídeos que o Glass está a produzir. Este Glass está a correr não a habitual interface com o sistema de cartões mas o launcher normal do Android.

Fica assim provado que o Glass pode ser usado para muito mais do que se esperaria e que as suas hipóteses de desenvolvimento são quase ilimitadas.

Quando foi mostrado que seria possível fazer Root ao Google Glass, a Google depressa veio avisar que essa porta fora deixada aberta com um propósito específico, e que era para que todos possam explorar o Google Glass, o que começa agora a ser visto com uma maior realidade.

Curiosamente foi também anunciado ontem no Google I/O que novas aplicações estão prestes a chegar ao Glass. As Glassware, nome que a Google dá às aplicaçõe do Glass, estão prestes a ser aumentadas com a chegada do Twitter, Tumblr, Facebook e Evernote. Estas aplicações juntam-se às que já existem e que para já são em número muito reduzido.

Homepage: Google Glass

 

Exit mobile version