A integração dos assistentes pessoais nos dispositivos móveis tem mostrado que a sua utilidade pode ser bem maior do que aquilo que inicialmente se pensava.
Cientes desta realidade as grandes empresas estão agora a preparar-se para tornar estes assistentes ainda mais inteligentes e planeiam trazê-los para o mundo empresarial.
Depois da parceria da Apple e da IBM chegam agora informações sobre uma possível parceria entre a Google e a HP para trazer o Now para uma as empresas.
Estas informações agora surgidas revelam que a HP e a Google podem estar há mais de um ano em negociações para trazer o Now, o assistente pessoal do Android, para as empresas e para o mundo empresarial, abrindo-o ainda mais e dando-lhe novas funcionalidades associadas a este ambiente.
Apesar de terem já algum tempo de negociações, foi a recente associação entre a Apple e a IBM, e com a consequente transposição do SIRI para este novo mercado, que fez disparar o interesse ad Google para esta parceria.
O modelo a implementar com esta passagem do Now para seria o da adição de algumas funções às já existentes, mas estas orientadas a dados específicos das empresas, sempre com uma camada de segurança associada.
Vai ser simples aos funcionários de uma empresas usarem os seus dispositivos Android e o Now para pedirem, de forma verbal, informação específica sobre a sua empresa, e assim terem acesso a esta de forma directa.
The idea is for employees to be able to ask their Android device for company information such as financial data or product inventory information in the same way they do routine personal searches for weather, traffic or restaurant locations.
Google search doesn’t currently offer any such integration with corporate databases and software applications, but it’s an area Google has looked at as it tries to chip away at the iPhone’s lead among business customers.
Naturalmente que associado ao Now e a esta nova informação as empresas vão acabar por ter acesso a outros serviços da Google, aumentado a sua carteira de clientes e os serviços que prestam a esta.
O empenho da HP neste novo modelo de acesso a informação é de tal forma forte que teria proposto à Google a criação de um novo Nexus direccionado para o mundo empresarial
É também reportado que a HP teria tentado encetar conversações com a Apple para um modelo de serviço similar, tendo estes contactos acontecido ante do acordo entre a gigante de Cupertino e a IBM.
O interesse da Google neste mercado empresarial deverá estar a crescer, pois associado a este serviço vão estar sempre a venda de equipamentos preparados para os usar, o que faria crescer a sua quota de mercado, em especial no mundo empresarial, área actualmente dominada pelo iOS e pelo iPhone.
Por outro lado a presença da Apple neste novo mercado é outro factor motivador para a presença da Google e também para o aumento do seu interesse nesta área.