Google firmou acordo com RockStar e acabou guerra de patentes
A eterna guerra das patentes, que tanta tinta tem feito correr nos últimos tempos, tem levado empresas das mais diferentes áreas a debaterem-se pelo controlo de funções em dispositivos ou sistemas operativos.
Umas das grandes batalhas tem sido travada entre a Google, nem sempre directamente, e a Apple. Agora parece que estas lutas titânicas vão ter um fim.
A RockStar é um consórcio de empresas, que incluem a Apple, BlackBerry, Microsoft, Ericsson, Sony e outros gigantes da industria, e que conseguiram comprar um portfólio de mais de 6 mil patentes que estavam na posse da Nortel. A compra destas patentes pela RockStar aconteceu depois da Nortel ter declarado falência.
Este acordo agora alcançado entre a Google e a RockStar vem colocar termo a uma disputa que teve início no final do ano ano passado e que colocava frente a frente estas duas entidades.
Em causa estava a queixa da RockStar de que várias patentes da Nortel estavam a ser infringidas e que a Google e outros fabricantes as usavam no Android sem autorização.
Ao conseguirem estabelecer este acordo, as duas empresas conseguem um entendimento que as afasta dos tribunais e que estabelece as regras para a utilização por parte da Google dessas patentes que estavam a ser alvo do processo.
Para já este acordo ainda não passou de uma declarações de intenções, mas que será firmado de forma definitiva num futuro próximo.
Não ficou no entanto esclarecido de que forma a Google irá pagar à RockStar pela utilização das patentes, se de uma única vez ou se mediante a utilização, e nem qual o valor em causa.
Este acordo estabelecido vem terminar apenas uma das frentes da batalha legal que a RockStar tem em curso. Muitos outros fabricantes de dispositivos móveis, todos eles utilizadores de Android estão a ser processados pela utilização não autorizadas de patentes da Nortel.
Já no início deste mês um acordo semelhante tinha sido conseguido entre a RockStar e a Cisco, tendo sido na altura definida uma verba de 188 milhões de dólares.
Os processos relativos a utilização indevida de patentes vão voltar em breve, com a RockStar a querer que alguns gigantes da industria paguem pela utilização das patentes que compraram por mais de 4.5 mil milhões de dólares em 2011.
É por isso expectável que surjam mais acordos semelhantes a este agora conseguido, evitando-se assim batalhas judiciais e conseguindo-se a autorização para a utilização das patentes no Android e em todos os dispositivos móveis que o usam como sistema operativo.