A guerra entre as suites de produtividade, quer sejam instaladas nos nossos computadores ou estejam alojadas na Internet, tem levado a que surjam cada vez mais novidades e melhorias a todos os níveis.
Uma das funcionalidades que surgiram foi a capacidade de acederem a ficheiros em variados formatos, evitando assim que exista a necessidade de ter essas suites instaladas.
A Google acaba de dar mais um passo com o seu browser ao permitir que tenhamos acesso a documentos do Office dentro do Chrome.
A forma que a Google encontrou de nos dar acesso a esses documentos foi através de uma extensão, o Chrome Office Viewer, que nos dá acesso a todos os conteúdos que esses ficheiros contenham.
Apenas é possível visualizar esses conteúdos, de ficheiros do Word, Excel e PowerPoint, não sendo possível editar esses mesmos ficheiros.
É uma forma simples de rápida de acedermos a ficheiros partilhados na Internet, sempre que não os pretendemos editar e queremos apenas consultar a informação que contêm.
Bastará carregar no link do ficheiro que pretendem aceder e este será descarregado para o vosso disco e apresentado directamente no Chrome, sem acesso a qualquer aplicação externa.
O Chrome Office Viewer está ainda numa fase beta e apenas é suportado pela versão correspondente do Chrome. Devem por isso ter instalada essa versão ou uma outra de desenvolvimento (superior no número de versão).
Esta funcionalidade, e a própria extensão, foram criadas para serem usadas principalmente no Chrome OS, para evitar aos utilizadores terem de carregar ficheiros para as suas contas Drive.
Mas como a sua utilização é interessante para os restantes utilizadores do browser da Google esta extensão foi disponibilizada também para as versões desktop.
Eis a forma de testar o Chrome Office Viewer no Windows ou no Mac:
- Actualizem o vosso Chrome para a versão Beta
- Instalem a extensão Chrome Office Viewer (Beta)
- Começem a clicar nos vossos ficheiros Word, Excel e PowerPoint favoritos
O Chrome Office Viewer vem ainda oferecer uma camada adicional de segurança a todos os que acederem a esses ficheiros pois evita que estes sejam descarregados e acedidos nas nossas máquinas, onde podemos estar expostos a ficheiros com conteúdo mal intencionado.
Ao ser executado dentro da SandBox do Chrome consegue separar-se do sistema operativo e evitar que qualquer propagação de vírus ou malware.
O Chrome Office Viewer deve ser disponibilizado de forma oficial e final na versão 27 do Chrome que deverá ser lançada no próximo mês de Maio.
Tal como a Microsoft apresentou uma forma de vermos os seus documentos Office, com o Office Web Viewer, também a Google dá agora a oportunidade a todos de verem esses mesmo documentos.
A diferença, grande, é que esta forma mostra os documentos directamente no browser, em vez de numa página web.