Pplware

Google desenvolve o seu próprio computador quântico

A Google é hoje uma das empresas mais ambiciosas no que toca ao desenvolvimento tecnológico. Constantemente desafia o futuro para o trazer para o presente e já conhecemos muitos exemplos dessa sua política.

Um dos mais recentes negócios da empresa foi a aquisição, em parcerias com a NASA, do D-Wave Two, um super computador quântico, pertencente à D-Wave Systems.

Mas qual terá sido o objectivo da Google na realização deste negócio?

O objectivo deste negócio é na verdade a construção do primeiro computador quântico comercial. Segundo a Google, a empresa irá, a partir de agora, começar a desenvolver os seus próprios chips para computadores quânticos, desenvolvimento que irá ser feito nos seus próprios laboratórios, no Quantum Artificial Intelligence Lab, laboratório que foi lançado em 2013 com a colaboração do Centro de Investigação da NASA e da Associação de Universidades de Investigação Espacial.

Para desenvolver estes chips, a Google irá contar também com a ajuda de John Martinis e da sua equipa de investigação, equipa esta pioneira neste campo, tendo mesmo sido agraciada com o London Prize no início deste mesmo ano para o seu trabalho no processamento de informação e computação quântica.

 

O que é um Computador Quântico?

Um computador quântico é um dispositivo de cálculo e processamento de informação que utiliza os fenómenos da quanto-mecânico ao contrário dos computadores tradicionais, sendo que uma das principais diferenças é que os computadores tradicionais utilizam dígitos binários para a codificação dos dados enquanto a computação quântica utiliza bits quânticos (Qubits).

Este conceito foi introduzido por volta de 1980 por Yuri Manin e por Richard Feynman, onde pela primeira vez se começou a falar na utilização de sequências de Qubits, onde um Qubit pode representar um 1, um 0 ou até mesmo qualquer sobreposição quântica desses dois mesmos estados. E este é o princípio da computação quântica, princípio que com certeza irá marcar o futuro da computação.

A verdade é que a computação quântica está ainda na sua fase inicial, contudo, muito trabalho tem vindo a ser feito no sentido de que cada vez mais esta tecnologia seja desenvolvida, pois, com computadores quânticos, será possível resolver problemas de forma muito mais rápido do que com os computadores tradicionais. Fiquem atentos, pois aqui está o futuro da computação.

 

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Exit mobile version