Pplware

Google cria lentes de contacto para controlar a diabetes

A Google sempre se pautou por criar inovações que vão para além da tecnologia de dia a dia. Tentam criar soluções para problemas reais e que de alguma forma limitam as pessoas. A mais recente criação da Google[x], através da sua subsidiária Verily, uma empresa dedicada à área da saúde, mostra uma lente de contacto que pretende controlar a diabetes e alertar os utilizadores em caso de picos de glicemia.

Esta lente de contacto vai ser capaz de medir os níveis de açúcar nas lágrimas e alertar os utilizadores através de mensagens, via ligações wireless, para dispositivos móveis ou computadores pessoais.

Vai ainda ser capaz de monitorizar estes níveis, mantendo registos dos mesmos, para que os utilizadores possam controlar de forma mais eficaz os seus níveis.

Os componentes desta lente são miniaturizados, pois só assim podem ser integrados neste dispositivo, e são compostos por um sensor de glucose, capaz de analisar os níveis de açúcar presentes nas lágrimas, e um transmissor wireless. Todos estes componentes são instalados na lente de contacto.

Dos vários testes que estão a realizar, a Google pretende que esta análise seja feita de segundo a segundo, garantindo assim a segurança de quem usa as lentes, ao mesmo tempo que consegue recolher informação preciosa para posterior análise.

Outros testes que vão ser feitos pretendem incorporar um sistema de alerta na própria lente, de forma a alertar os seus utilizadores de que existe um problema. Estes alertas vão ser feitos com recurso a leds que vão ser incorporado na lente.

A lente está ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento, mas estão a decorrer vários testes para perceber o futuro desta tecnologia e a forma como pode ser melhorada.

Todos os testes estão a ser feitos em conjunto com a FDA (Food and Drug Administration), a agência norte americana que controla este tipo de equipamentos.

A Google não pretende avançar sozinha neste campo e por isso irá num futuro próximo procurar parceiros que a ajudem a tornar estas lentes um produto comum e que possa ser usado por qualquer doente que dele necessite.

É um avanço tecnológico que irá com certeza mudar a vida de muitas pessoas e salvar muitas vidas. A Google tem assumido para si muitas destas inovações e este é apenas mais um exemplo de um projeto que sob a sua alçada e controlo deverá ser um sucesso.

Exit mobile version