Pplware

Google Fotos: Não vai ser possível carregar imagens HEIC gratuitamente

Recentemente, foi dado a conhecer que os utilizadores do iPhone, aparentemente, tinham disponível no Google Fotos uma capacidade especial. Segundo um utilizador do Reddit, as fotografias captadas pelo iPhone são armazenadas no serviço da Google no seu tamanho original! Esta era uma vantagem que nem o novo Google Pixel 4 tem.

Afinal, esta benesse é apenas um problema no Fotos. Nesse sentido, a Google já veio referir que o “bug” será corrigido em breve.

 


Google Fotos com espaço ilimitado para HEIC?

Conforme foi publicado na semana passada, era possível armazenar no serviço cloud Google Fotos, fotografias no formato HEIC gratuitamente. Esta opção enviava as fotos do iOS para o serviço Fotos no tamanho original sem afetar o limite de armazenamento do Google Drive.

Apesar de atualmente qualquer utilizador ter espaço ilimitado no Google Fotos, usando a opção “Alta Qualidade”, o tal bug permitia que as imagens HEIC fossem enviadas sem serem convertidas.

 

Mas qual é a diferença no procedimento?

Se formos ver a Google poderia mesmo sair com vantagem. Isto porque a empresa oferece aos utilizadores espaço ilimitado com as imagens a serem convertidas para JPG otimizado pela Google. Contudo, o formato HEIC das imagens geradas pela Apple no iOS já são menores que o formato JPEG comprimido da Google. Nesse sentido, a app Fotos não as converte durante o upload, o que significa que as imagens são essencialmente armazenadas nos servidores da Google no formato original.

No entanto, a vantagem não intencional para os proprietários de dispositivos da Apple parece estar por dias. No fim de semana, um porta-voz do Google disse ao Android Police:

Estamos cientes desse bug e estamos a trabalhar para o corrigir.

No entanto, este texto não permite perceber como é que a Google vai proceder. O Google Photos pode começar a converter fotos HEIC para o formato JPEG de alta qualidade menos eficiente durante o upload, o que resultaria numa redução adicional na qualidade. Como alternativa, a Google poderia permitir que as imagens fossem carregadas como estão, mas começar a contá-las para o uso do Google Drive.

No fundo, a resolução da Google não terá nada de vantagem. Isto porque o formato da Apple é otimizado, de qualidade e com tamanho menor do que o usado pela Google.

 

Exit mobile version