A Google tem, nos últimos tempos, estado num ciclo de desenvolvimento e de apresentação de novidades superior ao normal. Foram várias as novidades de que foram apresentadas e que vieram tornar os seus serviços ainda melhores e mais adaptados ao que os utilizadores pretendem e necessitam.
Ontem foram apresentadas mais algumas novidades, desta vez associadas ao Gmail e ao browser, o Google Chrome. Vamos conhecê-las um pouco mais em detalhe e ver como as podemos usar no nosso dia-a-dia.
Todas as melhorias que vão sendo apresentadas, seja nos serviços ou no software que desenvolve, pretendem torná-los mais atractivos para os utilizadores, ao mesmo tempo que os conseguem dotar de novas funcionalidades úteis e necessárias.
N mais recente leva de apresentação de novidades, a Google conseguiu voltar a inovar e a tornar os seus produtos como únicos e os mais avançados da Internet.
Vejamos então o que trazem de novo o Gmail e o Google Chrome.
Gmail
O serviço de email da Google há muito que deixou de ser um simples repositório de email para se tornar uma ferramenta de eleição e com funcionalidades que poucos serviços conseguem igualar.
A mais recente novidade é mais um exemplo do que o Gmail pode ter de diferente e que permite que se torne único. Vamos passar a poder tomar acções directamente da lista de mensagens, sem que as tenhamos de abrir para ver o seu conteúdo.
Esta novidade vem abrir ainda mais as possibilidades de outra funcionalidade que a Google tinha introduzido recentemente, os botões de acção rápida.
Agora será possível fazer a avaliação de uma restaurante directamente na lista de mensagens, visualizar um vídeo que tenhamos enviado para o YouTube ou o Vimeo ou até aceder directamente a uma pasta do Dropbox que tenham partilhado connosco.
As acções alargam-se ainda a todos os serviços do Google Drive e podem ser criadas novas por qualquer programador ou serviço. A Google irá continuar a criar novas para os que entender serem necessários e úteis.
As possibilidades são imensas e vão permitir que possamos poupar bastante tempo a procurar a informação realmente útil nas nossas mensagens.
Chrome Beta
Também no Chrome surgiram novidades, algumas delas já conhecidas de versões anteriores. Todas elas são fruto dos desenvolvimentos que estão a ser aplicados, sempre no sentido de tornar este o browser de eleição dos internautas e o melhor browser disponível.
Há já bastante tempo que se vem falando da disponibilização de informação visual nos separadores do Chrome, que permitam de forma rápida os utilizadores identificarem quais os que estão a emitir som.
Pois a nova versão Beta do Chrome passou a disponibilizar essa e outra informação nos separadores. Todos os que usam esta versão vão agora deparar-se com novos símbolos sempre que estiver a ser emitido som, a ser usada uma webcam ou a ser feito emissão de vídeo para um Chromecast.
Esta informação vai evitar que andem a procurar qual o separador que está a emitir o som que querem aceder ou o que está a ser usado num hangout.
Mas a mais recente versão Beta do Chrome incorporou outras novidades que alguns de vós já conhecem das versões de testes.
Falamos do bloqueio de download de ficheiros potencialmente perigosos, que pretende proteger os utilizadores contra os perigos que podem estar expostos na Internet, que apresentámos recentemente.
Também a integração com o Windows 8 foi alargada e o modo de utilização no ModernUI está agora com uma imagem semelhante à que existe no Chrome OS. Este modo funcionava já de forma correcta na versão Dev.
Com este modo conseguem dentro da ModernUI ter todas as funcionalidades que o Chrome permite no ambiente de trabalho, mas usando a nova interface do Windows 8.