A grande maioria das instituições/estabelecimentos de ensino têm vindo a adoptar plataformas tecnológicas que permitem a realização das mais diversas actividades no âmbito da aprendizagem/ensino. Uma das plataformas mais populares nesta área é o Moodle que é muito usado, por exemplo, nas Universidades e Politécnicos nacionais.
Mas a Google quer conquistar a área da educação e disponibilizou recentemente o Google Classroom.
O projecto Google Classroom não é novo pois a Google já o tinha anunciado em Maio…mas só agora, depois de vários testes e melhorias, disponibilizou esta funcionalidade a todos. Esta plataforma oferece as mais diversas ferramentas para actividades de aprendizagem/ensino e a ideia é que tanto alunos como professores tenham a informação centralizada no Google Classroom, servindo também como um meio de comunicação simplificado.
O Google Classroom não tem publicidade, ao contrário do que acontece em outras ferramentas da Google. Na prática este serviço reúne o Google Drive, Hangouts, Google+, entre outros serviços da empresa, mas de uma forma adaptada à área do ensino.
Por exemplo, imagine que o professor tem um exercício para partilhar com os alunos. Para isso, basta que coloque o enunciado no Google Drive e em seguida partilhar o mesmo com todos os alunos.
Além disso existe também a parte colaborativa onde vários alunos podem trabalhar no mesmo documento. Mas o professor pode também ir colocando questões (através de formulários) e receber de imediato as respostas de todos os alunos para posterior avaliação.
O Google Classroom está já disponível em 42 idiomas e é gratuito para todas as instituições de ensino públicas. Para experimentarem basta que adiram ao Google Apps for Education.
Será este mais um serviço para a Google dominar?
