Depois de terem disponibilizado, no passado mês de Abril, a possibilidade de se realizar a sincronização de configurações, a Google volta a surpreender e lança agora a possibilidade de efectuarmos o sincronismo das extensões no Chrome.
Esta novidade vem incorporada na última versão de desenvolvimento e está ainda numa fase muito inicial. De tal forma que para a termos disponível temos de recorrer a uma flag para a activarmos.
Esta novidade vem permitir que tenhamos nos nossos diferentes computadores os nossos dados sincronizados. Inicialmente foi disponibilizada a possibilidade de sincronizar os nossos favoritos. Posteriormente passou a ser também possível sincronizar as preferências e os temas. E a partir de hoje passa a estar disponível a sincronização das extensões.
Para activarem a opção de sincronização devem adicionar a flag abaixo ao comando associado ao ícone que utilizam para lançar o Chrome.
--enable-sync-extensions
Cliquem com o botão direito do rato em cima do ícone e escolham a opção Propriedades. Adicionem a flag ao final do comando que está no campo Destino.
Reiniciem o Chrome e acedam depois às opções de configuração. No separador Itens pessoais escolham a opção Personalizar. Devem então ter a opção Extensões disponível. Seleccionem-na e carreguem no botão OK para que passem a sincronizar as extensões.
Outra novidade desta versão é a disponibilização de um plugin que optimizará a visualização de PDF’s, o Chrome PDF Viewer. Este plugin aparece como resultado do esforço e do trabalho que a Google tem vindo a fazer junto da comunidade com vista à definição da nova geração das API’s de plugins dos browsers. Este novo plugin segue a mesma linha do plugin de flash já aqui apresentado.
Este plugin permitirá que os PDF’s passem a ser renderizados como simples páginas web, o que permitirá que sejam aplicados os mesmos comandos que se aplicam hoje a estas (zoom, mudança de fonte, etc) e forçará a que estes sejam chamados dentro de uma sandbox, o que permitirá graus de segurança maiores.
Acedam ao endereço chrome://plugins/ e activem o plugin Chrome PDF Viewer para testarem esta primeira versão. De notar que este plugin apenas está disponível nas versões dev para Windows e Mac. A versão Linux estará disponível nas próximas semanas.
A nova versão do Chrome hoje disponibilizada, versão 6.0.437.1, tem para além das novidades apresentadas antes a correcção de diversos outros problemas nos 3 sistemas operativos suportados (Windows, Linux e Mac).
Caso não esteja a utilizar a versão de desenvolvimento do Google Chrome e se pretender testar estas novidades basta-lhe descarregá-la para o seu sistema operativo: Windows, Linux (32bitsou 64bits) ou Mac. Se forem já utilizadores desta versão basta que procurem a actualização.
Estas duas novidades colocam o Chrome num degrau mais perto do topo na corrida desenfreada que a Internet tem assistido. Cada vez mais se está a tornar um browser unificado e que podemos usar em qualquer PC, onde facilmente podemos aceder aos nossos dados, ferramentas e configurações. Passaremos a ter uma experiência de utilização uniforme e sem necessidade de estarmos a mudar os nossos hábitos.
Artigos relacionados:
- Chrome – Novidades na sincronização
- Melhorado suporte Flash no Chrome
- Chrome – Novo separador de favoritos