Pplware

Toshiba: Sobrevivência da empresa está em alerta vermelho

Há empresas que sempre conhecemos mas que, com o passar do tempo, não percebemos que tipo de estratégia tomam, quem são os seus aliados e parceiros e até porque razão fazem certas apostas (algumas estranhas).

Um caso desses é a gigante Toshiba, uma empresa que detinha a fama de fabricar os melhores portáteis que o mercado podia oferecer e que, com o passar desta última década, as suas escolhas foram sempre em zig zag… até chegar a um prejuízo de 4,5 mil milhões de euros.


Não está fácil a vida para a gigante Toshiba que já leva 142 anos! A empresa falhou por duas vezes a entrega dos resultados referentes ao terceiro trimestre de 2016 (o que fazia antever que algo não estava bem) mas agora deu a conhecer que o seu prejuízo ronda os 4,5 mil milhões de euros e, por isso, admite dificuldades financeiras. 

As contas agora apresentadas ainda não foram validadas, isto porque o PricewaterhouseCoopers (PwC), o auditor responsável pela validação, recusou-se a viabilizar o relatório de contas. Os resultados financeiros também ainda não foram explicados em conferência de imprensa.

Mas qual o problema da Toshiba?

O facto da empresa ter vindo a perder uma boa quota de mercado deve-se à falta de estratégia e, claro, à presença fraca em alguns segmentos do mundo tecnológicos que hoje são cruciais para a sustentabilidade de uma empresa como a Toshiba.

Além disso, a empresa japonesa apostou no negócio nuclear nos Estados Unidos e correu mal! Segundo o relatório da própria Toshiba, a compra da empresa de construção nuclear CB&I Stone & Webster  foi “inadequada”.

As ações da empresa tiveram uma queda na ordem dos 20% só este ano e a pressão para sair do mercado de valores é cada vez mais forte.

A Foxconn já informou que está disponível para pagar 25,5 mil milhões de euros pela unidade de chips de memória da Toshiba. De acordo com o site Bloomberg, Satoshi Tsunakawa, presidente executivo da empresa, deve dar ainda hoje uma conferencia de imprensa para apresentar e explicar os resultados negativos.

Exit mobile version