Pplware

Galaxy S9 poderá ser parecido com o iPhone X

Começam já a aparecer os normais rumores sobre o próximo smartphone da Samsung, o Galaxy S9. Este deverá dar ar de sua graça em meados de fevereiro de 2018, mas estão já a circular informações, de eventuais intervenientes no fabrico do smartphone, que referem parecenças extremas ao iPhone X da Apple.

Segundo essas informações, o novo smartphone da Samsung apresentará alguns “truques” do iPhone X, embora não esteja claro o que isso significa.


Galaxy S9 poderá ser mais parecido ao iPhone X

Sim, o Galaxy S9, sem dúvida, possuirá uma câmara dupla, como o Galaxy Note 8, mas essa não é a característica de assinatura do iPhone X. O que mais pode o Galaxy S9 “copiar” do iPhone X?

Provavelmente poderá sair com uma tecnologia similar ao Face ID, assumindo que a Samsung pode desenvolver tecnologia de reconhecimento facial similar a tempo para o lançamento do Galaxy S9. O design pode ser outra das características que o iPhone X emprestará ao Galaxy S9. Mas então, o tal famoso “notch” do iPhone X?

Segundo as informações propagadas pelo laker Ice Universe, que já no passado conseguiu acertar nalguns rumores, o modelo de entrada de linha do Galaxy S9 terá um ecrã de 5,8 polegadas, enquanto o Galaxy S9 Plus virá equipado com um ecrã de 6,2 polegadas. Mas aqui não é nada que a Samsung não tenha feito no passado, pese o facto do iPhone X ter também um ecrã de 5,8 polegadas.

Contudo, segundo o mesmo autor destas hipotéticas verdades, a Samsung poderá também considerar, tal como a Apple o poderá fazer, lançar um modelo “mini” de 5 polegadas, indo ao encontro assim do mesmo mercado que a Apple quererá cobrir. Mas também aqui não é nada de novo na oferta Samsung, a marca sul-coreana tem no passado uma tradição de lançar dezenas de modelos em cada ano.

 

Características do Galaxy S9

No que se tem lido e ouvido, a Samsung poderá apresentar 3 equipamentos já no início do próximo ano, daqui a poucos meses portanto. Mesmo que as especificações e características dos novos Galaxy ainda sejam desconhecidas, a evolução do mercado ligado a componentes electrónicos permite avançar com algumas suposições óbvias. Assim, é possível e provável que o novo Galaxy venha equipado com o recente Exynos 9810 e, para o mercado norte-americano (e outros mercados igualmente diferenciados), possa aparecer um modelo equipado com um Snapdragon 845.

Em termos de RAM, o modelo de 5,8 polegadas poderá manter os 4 GB de RAM e a versão Plus poderá trazer 6 GB de RAM (ou mais). Sobre as câmaras, não era de estranhar, como já referido, que este smartphone viesse equipado com o mesmo sistema do Galaxy Note8, uma câmara traseira dupla com Dual OIS (Optical Image Stabilization) de 12 MP com Dual A, abertura F1.7 e uma câmara frontal de 8 MP com AF e abertura também F1.7.

 

Vai trazer leitor biométrico no ecrã?

Como já tem sido veiculado, esta “impossibilidade técnica” inviabiliza a colocação nos ecrãs OLED de um sensor biométrico e isso terá feito a Samsung desistir da ideia de oferecer aos seus utilizadores algo que é pedido para substituir o local inconveniente onde existe atualmente o leitor de impressões digitais. Assim, é altamente provável que ou desapareça, se a Samsung seguir os passos da Apple, ou que continue no sítio onde está, atrás.

https://twitter.com/UniverseIce/status/930287942475509760

 

Aspeto não muda mas aproxima-se da perfeição

Os utilizadores do Galaxy S8 estão certos ao assinalar que a Samsung bateu a Apple quando se trata de lançar um smartphone com um ecrã de “ponta-a-ponta”. É verdade que o Galaxy S8 saiu antes do iPhone X, mas cada empresa possui a sua própria interpretação de projetos de ecrã total.

O Galaxy S8 possui as margens do ecrã, quer superiores, quer inferiores, simétricas, enquanto os lados do ecrã são curvos. Já o ecrã do iPhone X ocupa toda a frente do aparelho, exceto para o tal “entalhe” superior e a pequena moldura que o rodeia.

Na opinião generalizada dos utilizadores do iPhone X, a “monocelha” no início era algo estranho, mas a verdade é que com a utilização o ecrã do iPhone X mostra-se muito interessante ao ponto desta zona de câmaras e sensores ser necessária para segurar sem meter os dedos dentro do ecrã propriamente dito. Além disso, acaba por ser um ecrã bem aproveitado pois no caso do Note8, a parte superior é alta antes de dar início ao ecrã útil, mostrando o conceito egde-to-edge diferente, por exemplo do Xiaomi Mi Mix.

A Samsung poderá, contudo, alterar este conceito e evoluir para algo como mostram as imagens em baixo:

https://twitter.com/UniverseIce/status/930662768642068482

Estas últimas renderizações aproximam o design do Galaxy S9 ao aspeto do iPhone X, mostrando um ecrã já mais preenchido com área útil e apenas uma “monocelha” em toda a largura do smartphone.

Além disso, é provavel que o Galaxy S9 possa largar o jack de 3.5mm tal como o Pixel 2 da Google também o fez, indo ao encontro com o que a modernidade exige.

 

Em conclusão…

Ainda é cedo para saber com detalhe se fazem sentido ou não estes rumores. Também não iremos, tão cedo, ouvir a empresa sul-coreana a falar sobre as novidades. O que sabemos é que estamos a poucos meses de ver um novo dispositivo no mercado e a tendência está lançada em vários segmentos dentro o fabrico dos modernos smartphones. Vamos esperar para saber mais sobre o futuro topo de gama da Samsung.

 

Veja também:

Exit mobile version