Seja na área da economia, na área do desporto ou na área da saúde, os hackers não são normalmente sensíveis às ações das empresas e instituições.
Recentemente, em Portugal, a Fundação Champalimaud diz ter sido alvo de um “ataque informático sem precedentes”, mas que foi ultrapassado sem ceder às exigências dos atacantes.
Segundo informações da própria Fundação, os sistemas informáticos não estiveram a funcionar corretamente durante 44 horas. Sabe-se também que não aconteceu qualquer violação dos dados dos pacientes uma vez que “os mecanismos de mitigação e proteção existentes para situações como a detetada permitiram evitar qualquer violação dos dados pessoais dos doentes”.
Altice Portugal ajudou na resolução do ataque à Fundação Champalimaud
Além da equipa IT da Fundação, também a Altice Portugal ajudou, disponibilizando para o efeito todos os seus meios técnicos e operacionais, que permitiram ultrapassar a situação e garantir de imediato o funcionamento da instituição praticamente na sua plenitude.
Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu, mas pelas poucas informações é provável que se tenha tratado de um ransomware.
O consultor de comunicação da fundação, Vítor Cunha, disse à Lusa que o ataque se iniciou há cerca de 48 horas e a instituição “não cedeu a qualquer exigência dos atacantes”. A Fundação Champalimaud informou ainda que as autoridades foram informadas do ataque informático.