Os Tesla são notícia apenas por dois motivos: por tudo e por nada. Assim, qualquer assunto ou situação que esteja relacionada com a empresa de Elon Musk é facilmente transformado num assunto escrutinado. Mas é assim que acontece com as empresas relevantes.
O caso que trazemos hoje envolve um trabalhador do serviço móvel da Tesla que, ao que tudo indica, adormeceu ao volante e não prestou a devida atenção à estrada.
A razão da relevância prende-se primeiramente pelo “hype” que estes carros criaram na sociedade, é o futuro traduzido num carro nas nossas estradas atuais. Depois, com uma importância até maior, pelo eco que um qualquer acidente com um veículo Tesla provoca na sociedade.
O vídeo que vamos ver a seguir mostra um veículo Tesla, do serviço móvel de assistência, um Model S, que não parece vir a ser conduzido pelo seu “condutor”.
O funcionário está cabisbaixo, completamente alheio ao que se passa na estrada, sem ter as mãos no volante, confiando totalmente (às cegas) na tecnologia que equipa os bólides da marca americana.
Não é possível saber se o Autopilot foi ativado, também convém dizer que não está claro que o condutor está realmente a dormir, o curto vídeo gravado por um ocupante da viatura que circulava ao seu lado apenas captou segundos do que parece ser um cenário descrito em cima.
A Tesla não embarca neste tipo de comportamento
Um porta-voz da Tesla disse num e-mail: “Levamos a segurança muito a sério e estamos a investigar este incidente”.
Segundo consta, este vídeo foi captado no início desta semana perto de Fremont, Califórnia, onde a Tesla está sediada. O serviço móvel da Tesla faz serviços de manutenção aos proprietários para que eles não tenham que ir a um centro de serviços.
O possível uso indevido do Autopilot ocorre quando a Tesla continua a defender a ferramenta semiautónoma para tornar a condução mais segura. O piloto automático deve ser usado num modo de controlo avançado, quando a viatura está em velocidade de cruzeiro e com uma direção automática. Contudo, a própria Tesla adverte que mesmo com estes parâmetros a condução não é totalmente autónoma e os condutores precisam manter as mãos no volante e os olhos na estrada.
Acidentes que marcam a tecnologia da Tesla
No início deste ano, um homem morreu num acidente com o Autopilot ativo no seu SUV Modelo X. Um relatório preliminar do National Transportation Safety Board, publicado esta semana, detalha como o carro atuou nos momentos antes do acidente fatal numa estrada ao sul de San Francisco.