Pplware

Funcionário da Apple é acusado de roubar informações sobre carro autónomo da empresa

O projeto da Apple para o desenvolvimento de um carro autónomo não é recente. Há já vários anos que tem sido desenvolvido e inclusivamente já esteve envolvido em acidentes.

Mais recentemente, um funcionário da Apple foi detido por ter roubado informações confidenciais do projeto e de ter vendido a uma empresa concorrente da Apple.


O projeto do carro autónomo da Apple, conhecido como “Project Titan”, tem sido desenvolvido ao longo dos anos mas não foram divulgadas muitas informações sobre os progressos alcançados. Inicialmente foi avistado na Califórnia usando apenas sensores de condução autónoma num Lexus RX450h.

Deste modo, a curiosidade que se gerou em torno deste carro autónomo tem sido notável, especialmente tendo em conta os recursos e meios da empresa de Cupertino, mas também a sua inexperiência neste segmento.

Nesse sentido, todas as informações e segredos do projeto são de elevado valor, especialmente para a concorrência.

 

Jizhong Chen, o homem que roubou e vendeu segredos do Project Titan

Jizhong Chen é um engenheiro que foi contratado pela Apple no verão do ano passado para inserir a equipa de desenvolvimento do carro autónomo. Foi recentemente detido pelo FBI e é acusado de roubar segredos comerciais da Apple, que começaram pouco depois da sua contratação.

Chen era um dos 1.200 funcionários que lidava de forma próxima com o núcleo do desenvolvimento e tinha assim uma posição privilegiada para aceder às informações confidenciais. Ao longo da sua jornada como funcionário da Apple foi por diversas vezes apanhado a fotografar elementos do projeto, mas afirmava que apenas o fazia para back-up.

Contudo, veio-se a descobrir que Chen tinha em sua posse mais de 2.000 ficheiros que continham informações confidenciais que em momento algum deviam sair da alçada da empresa de Cupertino. Segundo o relatório de apreensão:

Over two thousand files containing confidential and proprietary Apple material, including manuals, schematics, and diagrams

A detenção por parte do FBI foi feita um dia antes de Chen partir para a China. Suspeita-se que o engenheiro ía integrar os quadros de uma fabricante automóvel chinesa e assim fazer uso das informações que roubou na Apple ao longo de vários meses.

A Apple já se pronunciou sobre o caso, dizendo que estima muito a confidencialidade dos seus projetos e que está a colaborar com as autoridades.

Apple takes confidentiality and the protection of our IP very seriously. We are working with authorities on this matter and are referring all questions to the FBI.

O advogado de Chen e o FBI não prestaram quaisquer declarações.

Este é mais um caso de violação de segredos comerciais que decorre no mundo tecnológico. Neste caso em particular, o suspeito incorre numa pena de até dez anos de prisão e uma multa de $250.000.

Exit mobile version