Pplware

França afinal não pretende bloquear a rede Tor e Wifi público

Os ataque dirigidos aos cidadãos franceses, no passado dia 13 de Novembro, levaram a que várias medidas de protecção fossem tomadas.

Entre essas medidas estava uma que pretendia restringir a liberdade digital de muitos fosse, a bem da segurança nacional. Felizmente o governo francês ponderou e não a vai implementar.

A medida que muitos esperavam que fosse implementada levaria a que a rede Tor fosse banida do território francês e que todos os hotspots públicos fossem desligados.

Desta forma, esperava o governo francês, as comunicações passariam a poder ser controladas e deixaria de existir a possibilidade de serem usados mecanismos para esconder essas mesmas comunicações.

Esta medida foi entendida por todos, mas muitos levantaram de imediato questões pertinentes sobre a legitimidade das mesmas e sobre a privacidade dos cidadãos franceses.

Mas o governo francês repensou a aplicação destas medidas e acabou por não as implementar, optando por outras medidas que não envolvem bloqueios à Internet.

Internet is a freedom, is an extraordinary means of communication between people, it is a benefit to the economy.

It is also a means for terrorists to communicate and spread their totalitarian ideology. The police must take in all of these aspects to improve their fight against terrorism, but the measures we take must be effective.”

Ao contrário do Ministro do Interior francês e das próprias forças policiais, o Primeiro Ministro Manuel Valls não encara estas medidas como necessárias e essenciais.

A aplicação destas medidas de segurança seria feita apenas em cenários de necessidade extrema de segurança ou de catástrofe, mas em ambos os casos poderia ser contraproducente.

A rede Tor, caso assim o pretendam, poderá ser usada para preparar ataques ou outros eventos que atentem contra os cidadãos, não sendo por isso importante depois destes acontecerem.

Já os hotspots públicos podem ser usados para comunicação entre os atacantes, mas é de importância extrema para que as vitimas ou simples cidadãos possam aceder a informações vitais para se protegerem ou para procurarem apoio e auxilio.

Exit mobile version