A evolução e o desenvolvimento do Firefox não pára. Respeitando escrupulosamente os ciclos de desenvolvimento impostos, a Mozilla continua a disponibilizar as novas versões nas datas definidas.
A mais recente versão não é excepção e o Firefox 22 está disponível para todos os utilizadores deste browser.
A maior novidade da versão 22 é a disponibilização de forma natural e activa do WebRTC. Esta tecnologia permite que realizemos chamadas de vídeos e voz sem que adicionemos qualquer software adicional ou qualquer extensão ao browser. O WebRTC estava já disponível nas versões anteriores, mas apenas agora vem activo por omissão.
Esta tecnologia não é exclusiva do Firefox, mas a sua disponibilização permite que estas mesmas chamadas sejam realizadas de forma transparente entre utilizadores de diversos browsers. A própria Mozilla em conjunto com a Google apresentaram a forma simples de usar esta tecnologia.
A adicionar ao WebRTC está também disponível nesta versão uma tecnologia quer permite aos programadores criarem jogos 3D, graças a ao subset Javascript asm.js. Com ele é possível criar muito mais que jogos e a sua aplicação em webapps que requerem mais do computador será uma realidade num futuro muito próximo.
Outra pequenas novidades foram também disponibilizadas, tal como a presença de uma barra de progressão na dock do OS X para mostrar os downloads, a gestão dos serviços das redes sociais Social passaram a estar presentes na gestão de Add-ons, o ritmo da reprodução de vídeos HTML5 passou a poder ser controlada e passou a estar disponível um inspector de fontes nativo.
Se quiserem ter acesso a todas as novidades que foram apresentadas podem consultar as notas de lançamento desta versão.
A versão móvel do Firefox, exclusiva para Android, foi também actualizada. São muito menores as novidades e as mais importantes, que acompanham a versão desktop, não foram incluídas.
Destaca-se o facto de esta versão, quando usada em tablets com ecrãs menores, permite já a visualização da interface do Firefox na totalidade.
Outra melhorias foram também adicionadas e corrigidos diversos bugs que afectavam a versão anterior. Podem vê-las todas nas notas de lançamento da versão móvel.
Se são utilizadores do Firefox então podem já forçar a actualização para esta versão. ela está disponível para todos através deste método ou directamente nos servidores de FTP da Mozilla.