Pplware

Finalmente! Em 2017 as baterias terão o dobro da autonomia

Como temos salientado em vários artigos, por mais evoluções no mundo da tecnologia, o segmento das bateria parece meio estagnado havendo apenas algumas melhorias ao nível da autonomia.

Mas a SolidEnergy revelou que em 2017 haverá já baterias de lítio que terão o dobro da capacidade, garantindo uma melhor autonomia.

Em 2015 os responsáveis pela SolidEnergy Systems, uma spinout do MIT, prometeram que iam lançar no mercado baterias de lítio com o dobro da capacidade das actuais e até com um tamanho inferior.

Estas novas baterias fazem uso de novas tecnologias e ao contrário das tradicionais baterias de iões, que utilizam grafite, estas fazem uso de uma finíssima folha de metal de lítio para conseguir armazenar o dobro da energia.  A espessura da folha de metal é cerca de 20% inferior aos ânodos (eléctrodos através do qual a carga eléctrica positiva flui para o interior de um dispositivo eléctrico polarizado) de grafite usados actualmente, permitindo assim que o formato da bateria também seja menor.

Curiosamente podem usar-se quase os mesmos matérias que se usam nas baterias construídas actualmente.

The battery essentially swaps out a common battery anode material, graphite, for very thin, high-energy lithium-metal foil, which can hold more ions — and, therefore, provide more energy capacity. Chemical modifications to the electrolyte also make the typically short-lived and volatile lithium metal batteries rechargeable and safer to use. Moreover, the batteries are made using existing lithium ion manufacturing equipment, which makes them scalable.

De acordo com revelações recentes da empresa, estas novas baterias poderão estar já disponíveis em Novembro para drones e em 2017 para smartphones e outros dispositivos. Depois disso podem-se seguir as baterias para carros eléctricos.

Já no passado tínhamos informado aqui que, numa “descoberta acidental”, um grupo de investigadores descobriu como é que as baterias podem durar mais de 400 vezes do que as que existem actualmente.

Exit mobile version