Os produtos e o software da Samsung têm estando nos últimos dias debaixo de uma atenção especial. Depois do KNOX se ter revelado simples de contornar surgem agora notícias que o serviço Find My Mobile está também exposto a problemas.
Segundo uma nova falha descoberta é possível a qualquer utilizador mal intencionado bloquear remotamente um dispositivo ou eliminar os dados que ele contêm.
O serviço Find My Mobile da Samsung consegue dar aos equipamentos da marca Coreana funções similares ao que a Google ou a Apple também fornecem nos seus serviços e equipamentos.
Dá a possibilidade de, em caso de furto ou perda, bloquear os smartphones ou tablets, ou no limite, eliminar todos os dados.
Mas o que agora foi descoberto é grave e bem colocar em causa a utilização deste serviço. De acordo com o National Institute of Standards and Technology (NIST) este software tem uma falha grave de segurança que permite qualquer um bloquear ou eliminar dados de equipamentos remotamente e sem que o utilizador possa realizar qualquer medida para se proteger.
O problema com o Find My Mobile da Samsung reside no facto de esta aplicação não validar a origem dos códigos que lhe são enviados, o que permite que com alguma insistência seja possível gerar um código que bloqueie ou fala uma eliminação de dados num dispositivo.
Mas a NIST, que catalogou este problema com uma nota de 7.8 em 10, não foi a única fonte a detectar e reportar este problema. Um outro investigador de segurança, Mohamed Baset, conseguiu verificar este problema e alertou para a sua existência.
Qualquer um dos vídeos que aqui apresentamos mostram de forma clara a possibilidade que existe de se explorar esta fragilidade do Find My Mobile.
O problema existe e com alguma facilidade é possível colocar um destes dispositivos, bloqueá-lo ou simplesmente elimina todos os dados que ele contêm.
Para já a Samsung ainda não reconheceu o problema e nem tem planos para resolver o problema. A única forma que os utilizadores têm de se proteger é desabilitar o Find My Mobile da Samsung.
Esta é mais uma falha de segurança em produtos Samsung nos últimos dias e que colocam em causa toda a imagem de garantia de protecção que dava aos seus utilizadores.