Poderia começar este post com… ao que isto chegou! Facedeals é uma nova moda, sim, é uma “tecnologia” instalada nos locais de comércio que detectam o seu rosto, e fazem check in na sua conta conta do Facebook dizendo que esteve naquela loja. Esta “mecânica” comercial está a aliciar os visitantes com promoções e bónus para promover online com a presença física do cliente na loja. Arrepiante ou genial?
O conceito Facebook check-in é uma poderosa ferramenta de marketing para oferecer descontos aos clientes habituais, no entanto não é muito popular e embora esteja amplamente publicitada, quase ninguém usa esta ferramenta. Mas alguém pegou no conceito, no Facebook Check-in e recheou-o com uma proposta bem mais atraente, com bónus e descontos que façam valer a pena, que sejam de valor, chamaram-lhe Facedeals.
Como é que funciona o Facedeals?
Basicamente é um sistema que detecta os rostos dos clientes quando estes chegam ao estabelecimento e propaga no mural do estabelecimento a sua presença e mostra também no mural do cliente que este se encontra nesse estabelecimento, dando a conhecer a todo o seu grupo de amizades a sua localização.
Tudo isto a partir de uma identificação rápida do rosto da pessoa que é feita com câmaras preparadas para identificar rostos em segundos.
Esta forma de publicidade tem dois pontos fortes: promove a presença física, pois cativa com descontos e bonificações a presença do cliente e promove online, na maior rede social, o estabelecimento, assim como dá a conhecer os passos da pessoa, quando esta se desloca a determinada loja ou estabelecimento de diversão.
O engenho tecnológico
A app Facedeals tem de ser autorizada via conta Facebook do utilizador. Com a ajuda do utilizador, esta app verifica as tags das fotos mais recentes, para mapear os traços fisiológicos do rosto da pessoa. As câmaras foram desenvolvidas de forma específica, usam então esta informação para o identificar no mundo real.
Anúncios e ofertas específicas podem então ser entregues ao seu smartphone, com base em todas as localizações participantes. Tudo o que devem fazer é mostrar a vossa cara.
As câmaras Facedeals são dispositivos standalone, desenvolvidas com tecnologias open-source que incluem Raspberry Pi, Arduino, OpenCV e a API Facebook Graph. Podem ser configuradas remotamente e apenas requerem uma ligação eléctrica e outra wifi.
Quais os beneficiados?
Para o negócio, não há forma mais fácil de personalizar as ofertas. Os clientes recebem ofertas personalizadas simplesmente por entrar na porta, que elimina as conjecturas normalmente realizadas por ambas as partes. Para as empresas é uma forma barata de publicidade e marketing, deixando de fora muita logística envolvida. Mas para o cliente, não será esta a mais intrusiva das formas de controlo das suas actividades?
Esta tecnologia não é de todo uma tecnologia Facebook, aliás poderá mesmo ser banida pelo próprio Facebook, o que está aqui em causa é a utilização do Facebook para conseguir de forma fácil as fotografias dos clientes. O Facebook tem combatido o reconhecimento facial pois é um problema para a sua estrutura de confiança, enquanto serviço que vive como grande agregador de fotografias dos seus utilizadores.