Pplware

Facebook vai desligar mensagens das suas aplicações móveis

…e obrigar a usar a aplicação de mensagens!

O Facebook cresceu e ultrapassou há alguns anos a sua função inicial e principal. É agora também um hub de comunicação usado por todos os seus utilizadores, permitindo que estes troquem mensagens entre si não apenas através da sua interface web mas também dentro das suas aplicações desenhadas para dispositivos móveis.

O foco principal do Facebook nos últimos tempos tem sido as aplicações móveis e o que estas podem ser melhoradas, para dar aos utilizadores uma presença constante nesta rede e garantir a melhor experiência possível de utilização.

Pois agora as regras de utilização estão a mudar e os utilizadores vão ter de usar a aplicação móvel de mensagens do Facebook para poderem conversar com os seus contactos!

A presença de uma aplicação dedicada à troca de mensagens do Facebook nos sistemas operativos móveis nunca foi bem compreendida pois a aplicação principal permitia a mesma função.

Mas segundo está a ser verificado, em alguns países europeus os utilizadores da aplicação do Facebook estão a receber notificações a indicar que têm duas semanas para instalarem a aplicação Facebook Messenger e que após esse tempo vão ser obrigados a usar a essa aplicação para troca de mensagens, ficando impedidos de usar a principal para este fim.

A decisão de remover as mensagens de dentro da aplicação do Facebook não é nova e a empresa tinha já mostrado essa intenção. A ideia é libertar a aplicação das mensagens pois estas estavam a tornar-se uma função secundária e com uma experiência de utilização pouco produtiva.

As palavras de Mark Zuckerberg mostravam já esta intenção em Novembro do ano passado, numa conferência organizada pelo site TechCrunch.

The other thing that we’re doing with Messenger is making it so once you have the standalone Messenger app, we are actually taking messaging out of the main Facebook app.

And the reason why we’re doing that is we found that having it as a second-class thing inside the Facebook app makes it so there’s more friction to replying to messages, so we would rather have people be using a more focused experience for that.

Com esta mudança passará a existir um link dentro da aplicação Facebook que levará os utilizadores directamente à aplicação Facebook Messenger, onde vão poder iniciar conversas ou responder aos seus contactos.

Mesmo com esta imposição vão existir duas excepções. O Facebook manterá as mensagens da sua aplicação em equipamentos Android com menos recursos e na aplicação Paper, lançada recentemente.

Os utilizadores que tinham já o Facebook Messenger instalado tinham até agora a possibilidade de responder nessa aplicação ou usar directamente a aplicação Facebook. Essa possibilidade vai deixar de existir e vão ter um link directo para o Facebook Messenger, sendo obrigados a usá-la.

Apesar de estar apenas a começar esta mudança em alguns países, o plano do Facebook é alargar esta alteração a todos os utilizadores, num futuro próximo.

Esta mudança não será pacifica para muitos utilizadores, já habituados a tratar de todas as suas interacções com o Facebook numa única aplicação, mas cria espaço para o Facebook criar aplicações com funcionalidades optimizadas e adequadas ao seu propósito, mais estáveis e sem estarem a colidir.

Pode ainda ser uma forma de potênciar uma das suas compras mais recentes, o WhatsApp, trazendo-o num futuro próximo para dentro do Facebook Messenger.

Concorda com a decisão do Facebook de separar as funções da sua aplicação pricipal em duas distintas?

Exit mobile version